top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

ABC do Ativamente: confira as expressões mais usadas quando o assunto é o nosso método

Que o método Ativamente leva a Aprendizagem Criativa para as 25 escolas municipais da cidade, a gente já sabe. A iniciativa é pioneira no Brasil e busca colaborar para a formação de pessoas livres, críticas, responsáveis e claro, muito criativas!

No Ativamente são utilizadas diversas ferramentas que auxiliam a aprendizagem criativa.


Sempre que falamos sobre o impacto do Ativamente na vida dos alunos e como ele já tem auxiliado no desenvolvimento de novas habilidades, citamos as ferramentas e outras palavras ou siglas que fazem parte do universo Ativamente. Para que todos possam ficar por dentro desse ‘mundo’, trouxemos aqui o ABC Ativamente, com a definição de algumas das nossas expressões mais usadas. Confere aí!


Scratch: é um software de programação em bloco produzido no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Voltado para o público infantil e jovem, é uma ferramenta bastante utilizada por professores e educadores em projetos pedagógicos multidisciplinares. Através dele, é possível criar projetos, jogos e animações interativas. Além disso, o Scratch incentiva o pensamento criativo, exercita a capacidade cognitiva, o raciocínio sistemático e ajuda os estudantes a trabalharem de forma colaborativa. Uma plataforma que para ser utilizada não é necessário conhecimento prévio aprofundando em linguagens de programação. Utilizado como ferramenta do Ativamente, com ele dá para se divertir enquanto se aprende!

Code. Org: trata-se de uma plataforma que dispõe de cursos de programação visual para crianças a partir de quatro anos. As atividades desenvolvidas na plataforma ensinam conceitos de programação, incentivam o raciocínio lógico e o pensamento computacional. Ele também permite a criação de histórias e jogos 2D. O code.org é mais uma ferramenta do Ativamente que veio para colaborar com a aprendizagem criativa.


Atividades desplugadas: são aquelas atividades realizadas através de jogos físicos que desenvolvem a lógica do pensamento computacional. Dentro do Ativamente, essas atividades são voltadas às turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental.


Atividades plugadas: aqui os alunos do 3º ao 5º ano realizam atividades digitais, utilizando os laboratórios de informática do Ativamente.


Baú Mágico: o Baú Mágico é uma ação criada pelo Ativamente com o objetivo de apoiar a ambientação da sala de aula e enriquecer a realização de atividades criativas nas escolas, de forma que os projetos trabalhem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Através do Baú Mágico, os professores do 1º ao 5º ano podem solicitar materiais de apoio para as atividades com os alunos em sala de aula. A ação foi pensada e configurada para atender às diferentes necessidades de cada escola, sempre estimulando a aprendizagem criativa.


BNCC: segundo o MEC, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.” Dentre seus propósitos, está o de direcionar a educação no Brasil para a formação humana integral, no intuito de construir uma sociedade justa, inclusiva e democrática. O método Ativamente segue as diretrizes da BNCC e trabalha, entre outras coisas, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.


Dimensões do Ativamente: O método engloba quatro dimensões: a ambientação, com a criação de micromundos fantásticos; o ensino do pensamento computacional; a livre criação e o compartilhamento. Todas essas técnicas visam o prazer do conhecimento e mostram que aprender de forma criativa é divertido.

Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page