Na Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto – Caic, a tecnologia esteve em julgamento. De um lado, um grupo de alunos representou a defesa e do outro lado, a acusação. Ambos os lados apresentaram seus argumentos, os contrapontos, debateram os prós e os contras. O juiz deu o veredicto, mas a verdade é que todos ganharam mais conhecimento sobre um assunto que faz parte da vida dos adolescentes.
Alunos se dividiram em dois grupos, acusação e defesa, e apresentaram os argumentos sobre as tecnologias.
A ideia de simular um júri veio a partir das aulas do módulo zero com a apostila sobre letramento digital do Ativamente. Entre os assuntos abordados na apostila estão a navegação no mundo digital, que trata do uso das tecnologias de maneira segura, ética e responsável, o cyberbullyng e as possibilidades de uso seguro das tecnologias computacionais para a proteção dos dados pessoais e para garantir a própria segurança.
Diante de um assunto tão rico e de interesse dos alunos, a simulação de um júri surgiu para incentivar a pesquisa, o debate, o trabalho em grupo e a resolução de problemas. Os alunos dos sextos aos nonos anos abraçaram a ideia e prepararam suas argumentações sobre os prós e contras do uso tecnologia e da internet nos dias de hoje. A participação e o engajamento dos professores durante esse trabalho também foram essenciais para o bom resultado.
Para dar o veredicto no julgamento (decidir quem venceu nas argumentações, defesa ou acusação), a professora Nádia Regina Ernesto Pereira representou muito bem o papel de juíza e apontou os critérios de avaliação: ordem no tribunal, vocabulário utilizado tanto pela defesa quanto pela acusação, consistência e aprofundamento dos argumentos apresentados, possíveis desvios do tema, preparo e confiança durante o debate. Ela compartilhou suas percepções sobre a atividade. “Eu achei essa atividade sensacional, de muita importância nesse contexto, ainda mais porque a gente não consegue mais se desvincular da tecnologia, o tema condiz também com as modificações que estamos tendo na educação, com a ideia de trazer uma abordagem mais digital para a sala de aula. Também foi importante pelo fato de ter sido um debate, de ter contrapontos, com pontos positivos e negativos, acredito que isso aumenta a desenvoltura crítica do aluno. Eles se entregaram totalmente para essa atividade, estavam bem embasados, acredito que o Ativamente fez um ótimo trabalho na fase das pesquisas também, a gente vê que eles tinham argumentos variados e conseguiam se sair muito bem nos contrapontos”, disse.
Estudantes pesquisaram muito sobre o assunto para debaterem durante o júri simulado.
O blog Ativamente acompanhou a simulação do júri feita pelos alunos dos nonos anos, na manhã desta quinta-feira (23) e falou com alguns estudantes que participaram da atividade. Olha só o que eles disseram:
Monique Vitória Rodrigues – 9º ano B
Eu achei essa atividade muito legal porque foi uma coisa diferente, acho que poderia se repetir mais vezes porque é uma aula diferenciada, dá mais emoção.
Gabriela de Oliveira – 9º ano B
Eu achei muito interativa e diferente a atividade e isso anima a gente a querer fazer e aprender mais coisas, achei que foi divertido, ajudou a gente a se comunicar melhor com os outros e a entender melhor o assunto. Esse tema está muito presente na nossa vida, por isso é importante falar sobre isso.
Heloísa Oliveira Balbino - 9º ano B
Essa atividade foi bem divertida, foi bom o debate, quando a gente foi falando achei divertido defender a tecnologia e quando a gente estava pesquisando nós achamos coisas bem interessantes, coisas legais, então foi bacana essa ideia do Ativamente, eu gostei bastante.
Lívia Cristina Oliveira Gonçalves – 9º ano B
Eu amei essa atividade, porque o Ativamente ajuda muito a gente porque não fica só naquele foco de aula sentados na sala, ele acaba que ajuda em um assunto de agora, como a tecnologia, que usamos bastante. E essa aula com certeza foi muito boa porque a gente aprendeu a pesquisar, a defender, acusar, a debater mesmo, então foi maravilhosa a aula.
Ana Clara Ribeiro Ramos – 9º ano C
Eu achei essa atividade muito importante até pra gente ver pontos positivos, porque a gente fica tanto ali nos jogos, nos vídeos na internet, mas a gente esquece das vacinas, das invenções, e tudo vem da tecnologia, eu descobri por meio dessa atividade que tudo é uma tecnologia, tudo que evolui é uma tecnologia. Achei muito legal tudo que a gente debateu, acho que uma atividade diferente assim é bem interessante, todo mundo participou muito. Eu tenho um irmão no 7º ano e eles estava muito empolgado, ouvi ele falando e nem sabia que ele já tinha maturidade pra falar o que ele falou, então, essas atividades que não ficam só no caderno e livro ajudam a gente a viver no mundo real, a gente precisa ter conhecimento desse mundo.
Heloísa Ramos– 9º C
Eu achei a atividade bem interessante, foram argumentos ótimos sobre pontos positivos da internet, da segurança e também mostramos os pontos ruins. A gente pesquisou muito sobre o tema, a gente conversou, entrou em acordo. Eu acho muito importante falar sobre isso na escola porque nós somos adolescentes, a gente está sempre na internet, nos jogos, então é bom a escola falar isso com a gente.
Breno Magalhães Silvério – 9º C
Eu achei muito interessante, alguns pontos positivos e negativos poderiam até ter sido melhorados na hora de apresentar, mas foi muito bom até pra distrair um pouco. É um assunto que a gente está sempre interessado, foi bom pesquisar sobre o que é confiável, aprender mais sobre esse assunto e saber o que é certo e o que é errado dentro da tecnologia.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
Comments