top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Alunos organizam livro sobre mulheres que mudaram o mundo

Mulheres Empoderadas. Esse é o título do livro que está sendo organizado pelos alunos do 5º ano A, da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira. Com a condução e orientação da professora Benita Delgado e a parceria do Ativamente, a atividade especial deixou os estudantes bem animados.


O livro fala de ‘Mulheres que mudaram o mundo’ e ‘Mulheres que mudaram o meu mundo’. Para dar vida ao e-book, primeiros os alunos pesquisaram sobre mulheres que fizeram e fazem a diferença na sociedade, mulheres inspiradoras. Depois, eles escolheram aquelas mulheres especiais na vida de cada um, mulheres do cotidiano, mas que também fazem a diferença.


Alunos pesquisaram sobre mulheres inspiradoras para a organização do livro.


“Na semana do dia da mulher, os alunos pesquisaram sobre as mulheres que mudaram o mundo e também foram apresentadas algumas mulheres em sala, nesse caso, busquei histórias quem fossem de mulheres que os inspirassem e que também tivessem histórias parecidas com as deles. Em sala, os alunos aprenderam sobre a Malala, Frida Khalo, Adam Lovelace, Mary Cure, Cora Coralina, entre outras e fizemos essa apresentação de diferentes formas, através de livros, vídeos e até podcasts. Alguns alunos também quiseram falar sobre os seus trabalhos, contando para a sala sobre o que eles produziram e pesquisaram. Com relação às mulheres do mundo deles, são mulheres do cotidiano, mães, avós, tias, madrinhas e algumas mulheres da comunidade escolar. Todos os alunos participaram das atividades e como a proposta foge um pouco do convencional, eles aderiram muito bem”, explicou Benita.


A professora conta que após a pesquisa, os alunos foram montando o livro utilizando o Canva e toda a parte gráfica do projeto foi escolhida em conjunto pela turma. Segundo a educadora, o Ativamente contribui com a parte tecnológica do projeto, direcionando a pesquisa, monitorando e orientando sobre onde programar para criar um e-book. Ainda de acordo com a educadora, a atividade é interdisciplinar, já que engloba conteúdos básicos como português, matemática, história, geografia, ciências e habilidades socioemocionais, além de trabalhar a oralidade, leitura e digitação dos alunos.


Benita destaca que sempre fala com os alunos sobre a importância do dia da mulher. Por isso, a ideia de elaborar um livro sobre mulheres empoderadas tem tudo a ver com o trabalho que ela já vem desenvolvendo com seus alunos ao longo dos anos. “Gosto também de ressaltar a importância das mulheres da vida deles, nesse momento acabo por conhecer também a realidade dos alunos, passa a ser o lugar de fala e de vivência deles. Gosto de mostrar as diferentes mulheres que temos no mundo e como elas são importantes para a nossa história e sociedade”, disse.


A ideia agradou os alunos, olha só o que dois estudantes do 5º ano A o disseram:

“O projeto das mulheres tá super legal, muita gente escolheu a Maria da Penha, muitas pessoas escolheram a mãe como a mulher que mudou o seu mundo e ficou muito legal o projeto. A gente tem que valorizar as mulheres, a gente tem que dar o respeito, muitas não recebem o respeito que elas merecem”, contou Otávio Henrique.


“Eu achei bem interessante fazer esse livro, eu descobri coisas novas, conheci mulheres que fizeram coisas incríveis para a sociedade e também a mulher do meu mundo, eu fiquei muito feliz porque eu pude falar de alguém que eu amo. Eu não achei muito difícil fazer, foi bem divertido na verdade”, comentou Davi Luiz Gouveia Gurgel.


Livro é produzido durante mês das mulheres.


O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela equipe pedagógica da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!


Commenti


bottom of page