top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aprender com alegria e entusiasmo, potencializando habilidades

A professora Adriana Maria Falkembach Knackfuss leciona em uma turma multisseriada do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1, na EMEF Irineo Antolini – Distrito do Passo do Verde, em Santa Maria (RS) e por lá, os estudantes participam das atividades com bastante entusiasmo.


Turma da professora Adriana está animada com as atividades.


A educadora contou que tem procurado contemplar as atividades propostas de modo interdisciplinar, envolvendo toda a turma, de acordo com os temas sugeridos nas apostilas do Ativamente. Segundo Adriana, as atividades iniciais e desplugadas foram bastante envolventes. “Como nossa realidade vem de um mundo campesino, a introdução da visita de um robô e da bruxa gerou muita expectativa e imaginação. Percebe-se que os estudantes criam fantasias com seus pares e suas vivências e experiências são afloradas no decorrer do processo”, contou.


A professora relatou ainda que as propostas são muito ricas e significativas para a introdução do pensamento computacional nos primeiros anos do ensino fundamental. “Através da ludicidade e das atividades desplugadas envolvendo o raciocínio lógico, as atividades preparam nossos estudantes para lidar com o mundo digital futuramente”, explicou.


Adriana também notou que algumas habilidades têm sido potencializadas no decorrer das atividades. “Os estudantes conseguiram ordenar seus pensamentos e solucionar problemas por meio do raciocínio lógico, reconhecendo e identificando diferentes formas como tamanho, quantidade, cor e comandos, potencializando assim o seu aprendizado com mais eficiência e estratégias”, disse.


Ainda de acordo com a educadora, os alunos participam das atividades com entusiasmo e alegria. “Percebe-se uma grande interação entre eles, despertando o gosto pelas atividades proporcionadas pelo Ativamente”.


Atividades desplugadas despertaram a curiosidade dos alunos.


Por fim, a professora comentou sobre suas impressões a respeito da implementação do Laboratório Experimental do Ativamente na escola e destacou a importância da interdisciplinaridade e da educação digital. “A implementação do projeto Ativamente na nossa escola foi de muita valia. Suscitou em nossos professores e estudantes o conceito do Pensamento Computacional naturalmente através da ludicidade e solução de problemas, fomentando metodologias e ações nos planejamentos dos professores de uma forma integrada e colaborativa, envolvendo as atividades do Ativamente com as outras áreas do conhecimento e projetos alinhados com a proposta pedagógica da escola. A perspectiva é dar continuidade ao projeto Ativamente, visto que o pensamento computacional é uma das competências digitais que a escola deve desenvolver junto aos estudantes, conforme a Política Nacional de Educação Digital, sancionada em janeiro de 2023”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page