top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aprender, pesquisar, criar e interagir durante as aulas do Ativamente

Saber mais sobre o fundo do mar e os seres marinhos e se conscientizar sobre a poluição marinha foram temas trabalhados com os alunos de 4º ano, durante a segunda etapa do Ativamente.


Alunos aprenderam sobre animais e poluição marinha durante a 2ª etapa.


A proposta, que exercitou a curiosidade intelectual dos estudantes e se aprofundou nos conteúdos de ciências através da investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, desenvolvendo os pilares do pensamento computacional e se utilizando também das tecnologias digitais, animou os alunos e também a professora da turma do 4º ano A da Escola Municipal João Pinheiro.


A educadora Silvia Ramos Eloy Oliveira contou que não só as atividades propostas são importantes, mas também a interação entre os alunos durante as aulas. “Além de aprender a pesquisar, criar e elaborar situações para solucionar os problemas apresentados, achei interessante porque eles se aprofundaram na questão sobre a poluição do meio ambiente, particularmente, dos oceanos”, disse.


Através de um caminho repleto de aprendizado, diversão e descobertas, os estudantes puderam trabalhar de forma interdisciplinar com Ciências, investigaram, formularam, resolveram e criaram soluções para os problemas apresentados. Além disso, puderam compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.


Durante toda a etapa, os alunos da professora Silvia potencializaram diversas habilidades, como compreensão, criatividade e desenvoltura na comunicação, características que “melhoraram muito desde o começo do projeto”, contou a professora.


Para a educadora, é bastante possível aproveitar as propostas do Ativamente em conjunto com outras disciplinas, já que é visível o engajamento dos estudantes durante as aulas. “Os alunos se mostram muito interessados pelas atividades propostas, por isso eu acho que, se possível, deveria haver mais uma aula na semana, já que 50 minutos é pouco tempo para um projeto tão interessante como está sendo o Ativamente”, finalizou.


Imaginação e criatividade durante a execução das atividades.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page