Os projetos astronômicos dos alunos dos quintos anos já foram finalizados e podemos dizer que as turmas arrasaram! Aqui vamos falar um pouco sobre as atividades e mostrar o resultado de alguns trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
A proposta das atividades voltadas para o 5º ano buscou ampliar o repertório dos alunos sobre o uso de tecnologias em pesquisas relacionadas ao campo da astronomia. Além disso, os estudantes mergulharam na ferramenta Scratch, aprendendo novos comandos, repetições e sequências, e tudo pôde ser usado na criação dos projetos astronômicos.
Durante as atividades, os alunos fizeram uma verdadeira viagem ao espaço e aprenderam sobre as descobertas e curiosidades desse campo tão vasto. Depois de muito pesquisarem, os estudantes escolheram um tema (planetas, satélites, cometas, galáxias ou estrelas), criaram um projeto no Scratch de acordo com a temática escolhida e, por fim, cada grupo apresentou seu trabalho e compartilhou as informações e as descobertas a respeito do tema pesquisado.
O grupo do aluno Igor de Souza Lobo Silvestre, do 5º ano C da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, apresentou seu projeto de forma autônoma e bem criativa. Eles gostaram tanto do tema que mesmo em casa buscaram aprimorar os conhecimentos sobre os jogos. Olha só o que disse o Igor sobre as atividades dessa etapa: “Eu achei muito legal esse projeto porque também aprendi a fazer jogos. No Scratch eu achei legal fazer animações e o sistema de perguntas. Eu acho que é importante aprender a usar essas ferramentas porque no futuro eu posso tentar trabalhar com isso.”
A monitora Laureane Kamile Rossi nos contou que recebeu vários retornos maravilhosos sobre os projetos. Segundo ela, o trabalho feito em sequência, isto é, com várias aulas trabalhando o tema astronomia, ajudou na dinâmica das atividades. Além disso, ela observou que os resultados foram muito diversos, pois a participação dos alunos foi bastante proveitosa e animada e com isso, em cada projeto tem um pouquinho de cada um, seja sugerindo um estilo, acrescentando um som, ou apresentando uma descoberta diferente.
“Foi legal ver essa dinâmica dos alunos, cada projeto que foi criado teve um resultado diferente do outro. Astronomia é um tema que chama a atenção deles e foi legal trabalhar esse assunto com eles no Ativamente e ao mesmo tempo reforçar o conteúdo que tiveram em sala de aula. Acredito que trabalhar com a pesquisa, que é uma parte teórica e concreta, foi importante para o desenvolvimento dos alunos também. No geral foi muito positivo e muito recompensador vê-los trabalhando, apresentando, falando sobre o projeto para os outros grupos. Foi um projeto em que os alunos tiveram que trabalhar em grupo, dividir as tarefas, treinar a escrita e a leitura, então foi maravilhoso,” finalizou.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
Comments