top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Arduino, novidade que vem para ampliar as atividades de eletrônica e robótica

Tem novidade tecnológica chegando no Ativamente! Na 2ª etapa do projeto, que deve ter início no mês de maio, alunos de oitavos e nonos anos irão trabalhar com o Arduino, ferramenta que vem para ampliar as atividades do ramo de eletrônica e robótica que já foram introduzidas na 1ª etapa.


O Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica que possibilita a realização de projetos de uma forma bem mais simples. Esse circuito eletrônico tem uma capacidade de processamento muito boa e permite diversos tipos de programação, inclusive de robôs.


Estudantes começam a trabalhar com o Arduino na 2ª etapa do Ativamente.


Com os alunos, a ideia é dar sequência ao que eles já vêm aprendendo com as atividades da primeira etapa, que envolvem circuitos elétricos, componentes eletrônicos e o uso do Tinkercad, ferramenta de modelagem tridimensional que permite a simulação de sistemas baseados em Arduino. Através do Arduino, os estudantes poderão criar seus próprios projetos utilizando a programação em blocos.


Primeiro, os estudantes irão entender o que é o Arduino, para que serve e como funciona, para só depois partirem para a prática. “O Arduino vai ser empregado a partir da metade da segunda etapa, porque a intenção é fazer com que o processo de ensino e aprendizado seja bem efetivo. O Arduino serve para facilitar o processo de programação, ensinando os alunos a desenvolver projetos de eletrônica e de robótica, como eles já fazem, mas além disso, é possível automatizar ações, criar brinquedos novos e jogos, tudo a partir da programação junto à placa de Arduino. Então, começaremos a trabalhar com o Arduino através do Tinkercad, assim, o aluno vai ter a experimentação daquele projeto online para depois ir para o físico com mais facilidade”, explicou Isabela Domingues, coordenadora do Estúdio Pedagógico do Ativamente.


“A utilização do Arduino na montagem de robôs é importante, pois ela permite que mesmo jovens iniciantes no mundo da robótica possam iniciar projetos super criativos. Essa placa é ideal para a ideia do ‘mão na massa’ e da cultura maker, pois os estudantes podem ir ajustando, testando e refletindo sobre o processo de aprender brincando”, destacou Roberta Taffarello, Pedagoga, Especialista em Educação Especial e em Tecnologia Educacional.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page