top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Astronomia é tema de trabalhos apresentados em Feira do Conhecimento

As atividades sobre Astronomia, voltadas aos alunos de quintos anos, trouxeram projetos incríveis, além de muito aprendizado e descobertas. O conteúdo chamou tanto a atenção dos alunos, que foi tema dos trabalhos apresentados pela turma do 5º ano A, da Escola Municipal Presidente Washington Luís, durante a Feira de Conhecimento da unidade. Quem nos contou sobre essa experiência foi a professora Maria Angélica de Lima.


Turma do 5º ano A escolheu Astronomia como tema das maquetes da Feira do Conhecimento.


A educadora nos disse que trabalhar com o tema Astronomia dentro do Ativamente foi bastante proveitoso. Ela contou que os recursos tecnológicos e os materiais oferecidos pelo projeto potencializaram o processo de aprendizado dos alunos, o que fez com que a interatividade durante as aulas fosse elucidativa e lúdica. “Ainda favoreceu o ensino multidisciplinar de matérias como Geografia, Ciências e até mesmo História, já que o tema Astronomia permite o encaixe de diversos conteúdos que se relacionam a todas essas disciplinas”, destacou.


Com o interesse dos alunos pelo assunto demonstrado durante a elaboração dos projetos do Ativamente, professora e estudantes entenderam que esse seria o tema ideal para ser apresentado durante a feira, além de ser uma oportunidade para aprofundar ainda mais o conteúdo durante a construção e apresentação das maquetes. E os alunos se envolveram muito durante todo o processo! “Eles demonstraram bastante interesse pela confecção dos trabalhos, utilizando-se dos recursos fornecidos pelo Ativamente (placa e globos de isopor, papel laminado, glitter, palitos de churrasco, tinta guache, entre outros). A pintura dos elementos do espaço contidos nas maquetes foi a parte que eles mais gostaram”, disse.


E a educadora foi além. “Eu gostei muito da oportunidade de trabalhar com tais propostas, tendo em vista que de fato elas permitiram aos alunos uma experiência que eles não teriam condição de usufruir sem os recursos oferecidos pelo Ativamente. O resultado final do trabalho, com a apresentação das maquetes, foi bastante positivo, já que demonstra na prática o aprendizado, o esforço e o interesse dos estudantes”, acrescentou.

Projetos do Ativamente inspiraram e animaram os estudantes.


Angélica também destacou o que mais chamou sua atenção durante todo o processo de pesquisa, criação e apresentação dos projetos. “Destaco o deslumbramento dos alunos com a descoberta da data em que o próximo cometa passará próximo à Terra, bem como o choque de realidade que tiveram quando fizeram as contas para descobrir com quantos anos estarão à época. Outro registro que posso destacar é a precisão de cálculos dos astrônomos para apresentar dados tais como peso, tamanho, composição, tempo de órbita em torno do sol e demais dados relativos aos corpos celestes”, finalizou.



O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras

Esta prática criada pela professora da Escola Municipal Presidente Washington Luís é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!

bottom of page