top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Ativamente 2023: desenvolvimento, tecnologias, vivências e muita criatividade

O Ativamente está de volta às salas de aula e vem com novidades. O objetivo segue sendo o mesmo: levar aprendizagem de forma criativa, dinâmica e divertida, onde os alunos desenvolvam suas habilidades com autonomia e de forma colaborativa. Isso tudo com o Ativamente sendo parceiro dos educadores da rede, nessa incrível jornada que é a educação.


Como já falamos aqui no blog, este ano o Ativamente conta com o Laboratório de Desenvolvimento Pedagógico, um espaço onde os monitores podem pesquisar, aperfeiçoar a prática da sala de aula, aprimorar e desenvolver técnicas e habilidades e criar atividades especiais.



Outra novidade de 2023 é o módulo zero de Letramento Digital. Através deste módulo, os alunos poderão dar os primeiros passos dentro da cultura digital, aprendendo o básico sobre os computadores, a internet e seu uso dentro e fora da escola, os cuidados dentro das redes e a importância da tecnologia nos dias de hoje.


“Nas duas primeiras semanas de aula, antes de introduzirmos as atividades das apostilas, vamos trabalhar o letramento digital com os alunos. A ideia é que esse início seja tranquilo para as crianças, especialmente para os alunos de 3º ano, que vão passar das atividades desplugadas para as plugadas. Os monitores vão trabalhar temas importantes de acordo com cada série e idade, são assuntos essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem, trazendo também as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), sempre usando o lúdico, com contação de histórias, dinâmicas e jogos plugados e desplugados. Então, essa fase do letramento digital é para deixa-los bem familiarizados com a linguagem da computação criativa, para que assim, eles comecem as atividades entendendo bem o que é o Ativamente e a importância do projeto no desenvolvimento deles”, explicou Laureane Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.


Além das atividades propostas nas apostilas, que buscam a integração com o conteúdo dado em sala de aula pelos professores, os alunos poderão contar com outras possibilidades através das atividades especiais. Os estudantes irão desenvolver projetos com conteúdos diferentes, também de acordo com seus interesses e vivências, sob o direcionamento dos educadores e com o auxílio dos monitores.


“As apostilas já foram desenvolvidas de modo que todos os conteúdos se relacionem com o dia a dia do aluno, trazendo pontos de interesse e interdisciplinaridade, mas este ano temos também muitas ideias de projetos que os alunos poderão desenvolver, alguns poderão conciliar com datas comemorativas, com sugestões das turmas, o importante é que vamos contar com um acervo de atividades novas, atividades criadas no laboratório de desenvolvimento, teremos bastante conteúdo para usar em sala de aula. O legal é que buscamos sempre fazer sentido com a realidade do aluno, colocar a paixão dele em cada projeto, então a gente vai sair da caixa e realmente trabalhar de forma ativa e dinâmica”, contou a coordenadora.


E por falar em apostilas, esse ano elas seguem auxiliando os professores na jornada de aprendizagem dos alunos, com atividades que buscam contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia. Do 3º ao 9º ano, as propostas integram conteúdos e habilidades presentes na BNCC de cada série, com projetos que inserem os alunos no mundo da programação, do pensamento computacional, crítico e criativo e no universo da eletrônica (a partir do 6º ano).


Agora é só ficar ligado que vem muita coisa boa por aí!



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





Comments


bottom of page