top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Ativamente e a segurança no trânsito

O Ativamente foi parceiro na produção das atividades relacionadas à segurança no trânsito, que culminaram no Dia D da Campanha Maio Amarelo, realizado no último dia 18 de maio, na Escola Municipal Presidente Washington Luís. Participaram das atividades, alunos de turmas de 6º e 9º ano.


Segundo a supervisora da escola, Andreza da Silva, as atividades relacionadas ao tema envolveram pesquisa, debate, teatro e mobilização urbana. A peça teatral apresentada foi “A visita da Morte”, trazendo muita reflexão e conscientização sobre o assunto da campanha. Os alunos também foram às ruas e utilizaram placas de trânsito, além de observarem as mudanças necessárias para segurança de todos. Como parceiro das ações, o Ativamente contribuiu com as pesquisas através do uso da tecnologia.


Alunos pesquisaram e refletiram sobre regras e segurança no trânsito.

“O projeto Ativamente teve importante participação nas atividades. Os alunos foram orientados a pesquisarem curiosidades atuais sobre as leis e regras de trânsito. Dentre essas curiosidades buscadas, pode-se destacar a diferença entre os acidentes e sinistros de trânsito. Ademais, os estudantes foram instigados a pensarem sobre preferências e obrigações no trânsito do dia a dia. Além disso, fomentou a conscientização dos estudantes em relação ao trânsito, criando neles valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade, sempre através de pesquisa e debate” explicou Andreza.


O Dia D na unidade escolar foi realizado dentro do Projeto Educa, que é voltado à conscientização e reflexão sobre o trânsito, em um processo contínuo de construção de conceitos e valores para o exercício da cidadania. A supervisora destacou a importância de ações dentro desse tema. “Embora os estudantes ainda não sejam pilotos ou motoristas, é importante alertá-los sobre os perigos e as leis de trânsito que afetam a vida de todos cotidianamente. Dessa forma, os jovens podem compreender seus direitos e deveres no que se refere aos temas abordados. O trânsito é coletivo e educação para o trânsito é para todos”, disse.


Além de salientar a parceria do Ativamente nesta atividade, a supervisora também elencou as contribuições do projeto na escola. “O Ativamente estabelece relações entre os conteúdos ensinados e a realidade dos alunos, propõe desafios e questionamentos, elabora um sistema de aprendizado dinâmico e usa ferramentas tecnológicas, contribuindo assim com o aprendizado dos estudantes”, apontou.


Atividades fazem parte da campanha Maio Amarelo

A Campanha

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema em 2023 é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) - (com informações do site www.gov.br).





Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!






Comments


bottom of page