top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Ativamente ajuda na socialização das crianças após isolamento social

Atualizado: 21 de jun. de 2022

Na última segunda (23) conversamos com a Priscila Lopes, professora do 3º ano C da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC).

Professora Priscila Lopes fala como as aulas de Aprendizagem Criativa estão ajudando seus alunos a se socializar novamente. Dê o play para ouvir o podcast!


Ela falou sobre a sua experiência com as aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente e destacou que “os alunos estão tendo a ideia de socialização que eles não tiveram por conta da pandemia e do isolamento.”


Ouça o podcast para saber mais!


Cultura do respeito, por Mitchel Resnick


A Aprendizagem Criativa do Ativamente tem como base o estudo de Mitchel Resnick, que resultou no livro Jardim de Infância para a Vida Toda. Entre outras ideias inovadoras, o autor indica 4 Ps para orientar a Aprendizagem Criativa: projetos, paixão, pares e pensar brincando.


O P de pares está relacionado ao depoimento da professora Priscila, que, em alguns meses de prática do projeto, já está vendo a Aprendizagem Criativa acontecer.


Mitchel Resnick fala sobre a cultura do respeito, no livro citado acima, e explica que:


…trabalhamos arduamente para criar uma cultura de respeito. Não se trata de apenas valorizar a gentileza e o comportamento respeitoso por si só (embora nós os valorizemos), mas também o que eles proporcionam. Quando as pessoas sentem que estão cercadas por parceiros gentis e respeitosos, têm maior probabilidade de tentar fazer coisas novas e assumir riscos, que são uma parte fundamental do processo criativo. Quando se preocupam com o fato de outras pessoas as ridicularizem nos comentários ou projetos, tendem a compartilhar menos suas ideias e criações em desenvolvimento.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comentarios


bottom of page