top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Professora destaca que Ativamente fortalece o processo de aprendizagem

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Um novo semestre, uma nova etapa do Ativamente. Assim que as aulas voltaram, a equipe Ativamente já deu início aos trabalhos e nessa jornada, um dos objetivos é conectar as atividades com os assuntos estudados nas disciplinas em sala de aula.



Novas atividades vêm ao encontro dos assuntos trabalhados nas outras disciplinas em sala de aula.



Pode-se dizer que trabalhar de forma com que cada série realize atividades adequadas à faixa etária e ao que estão aprendendo nas matérias curriculares, já tem feito a diferença. A educadora Karina Freire, professora do 4º ano do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, nos contou que já tem até atividade preferida, pelo menos até agora! Segundo ela, o projeto atual que trabalha o tema Fauna faz muito sentido. “As duas últimas atividades trabalhadas foram as que mais me agradaram. Os alunos escolheram um animal, criaram um cenário de acordo com seu habitat e deram movimento. Estamos trabalhando o modo de alimentação dos seres vivos, então elas vieram para complementar,” disse.


As atividades apontadas pela professora, direcionadas aos alunos do 4º ano, buscam desenvolver os pilares do pensamento computacional a partir de três projetos: Minha Fauna Virtual; Os animais do Scracth e Zoo Scratch. Em todos eles, a ideia é incentivar a análise crítica, despertar a curiosidade, estimular a reflexão e a criatividade. Tudo para trazer mais conhecimento e claro, diversão e descobertas!


A professora Karina também contou como tem sido sua experiência com o Ativamente. Segundo ela, no início era tudo novo e bem diferente do que estava acostumada. “Precisei do auxílio da monitora, que conduziu o processo de adaptação com leveza,” apontou.


Agora, já mais familiarizada com a proposta e com as ferramentas, Karina está animada com o que está por vir. “Essa nova etapa promete! Os ajustes vieram ao encontro das necessidades da escola. Esperamos que relacionar o conteúdo que está sendo trabalhado em sala ao Projeto Ativamente, favoreça a aprendizagem de forma significativa. Sabemos que atividades com propostas lúdicas fazem com que os alunos assimilem o conteúdo brincando e esse é o tipo de abordagem que esperávamos, o Projeto Ativamente como uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem,” destacou.


A professora Karina está animada com o método Ativamente e contou que ele tem auxiliado no processo de ensino e aprendizagem.


A educadora também falou de suas percepções em relação à resposta dos alunos ao Ativamente.

“Os alunos, que amam tecnologias, se encantaram desde o primeiro momento. Com o decorrer das aulas os grupos foram se afinando. Compartilhar as tomadas de decisões já faz parte das aulas. Considerando o cenário pós-pandêmico, a socialização é imprescindível para crianças que desaprenderam a conviver com o outro. Nas aulas, as trocas acontecem o tempo todo, eles discutem qual a melhor estratégia e vibram com as conquistas. Aos poucos, eles se mostram familiarizados com a tecnologia, o que gera um resultado positivo,” finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Yorumlar


bottom of page