top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Ativamente promove mais um encontro on-line para troca de experiências e aprendizado

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Na terça-feira (20) teve mais um encontro virtual, promovido pela equipe pedagógica do Ativamente, para troca de experiências e bate-papo sobre Letramento Digital, Pensamento Computacional e Atividades Desplugadas. Desta vez, a palestra foi direcionada aos educadores das turmas de 1º e 2º ano, que fazem parte do projeto “Poços Educação para o Futuro.”


Objetivos do projeto, além dos elementos pedagógicos da etapa em andamento, foram apresentados durante a palestra.


Assim como no primeiro encontro desse mês, foram destacados os objetivos e o propósito do projeto nas escolas, bem como a importância do contato próximo entre equipe pedagógica e os professores. Os palestrantes também enfatizaram a busca constante, por parte da equipe, por pensar, propor e elaborar atividades que façam sentido na vida dos alunos e que tragam também a vivência dos educadores em sala de aula.


As palestrantes Roberta Taffarello, professora e pedagoga, e Gisele Mendes, pedagoga, especialista em Formação de Professores, Design Institucional e em Gestão Escolar, mostraram que o pensamento computacional está presente na alfabetização, nas coisas mais simples do dia a dia e na resolução de problemas que fazem parte da educação básica. Além disso, destacaram que o pensamento computacional é fundamental para todos, não só para quem é da área de Exatas. “E ele é muito importante principalmente para as crianças menores, para a gente começar a desenvolver as habilidades que usaremos na escola e para além da escola. A gente não quer tanto que os nossos alunos saibam resolver problemas? Que eles saibam fazer perguntas, que eles tenham a capacidade de abstrair? Essas são habilidades desenvolvidas pelo pensamento computacional, então é algo super importante para a gente trabalhar e muitas delas, vocês, professores, já desenvolvem, mas às vezes a gente não dá esse nome,” apontou Roberta.


Gisele apontou a necessidade de se ter um olhar intencional para o pensamento computacional, para que os educadores percebam quais habilidades precisam de mais ênfase e assim possam, dentro da vivência e experiência de cada um em sala de aula, mediar as atividades e adapta-las ou revisita-las de acordo com as características e necessidades de cada turma. “A gente quer que vocês trilhem, que vocês criem, porque resolver problemas é uma grande habilidade, mas resolver problemas de forma criativa é outro caminho,” disse.


Ainda durante a palestra, as educadoras compartilharam suas percepções e conhecimento sobre letramento digital, outra habilidade que vai além da escola e faz parte da vida dos alunos e professores. Elas explicaram como é possível que professores, mesmo sem o uso de computadores, trabalhem habilidades, apresentem os mecanismos e a evolução de ferramentas, como celulares, por exemplo, ensinem como usar as redes com responsabilidade desde cedo e incentivem cada aluno a pensar, conversar, questionar, observar e analisar.


Palestra contou com a participação de dezenas de profissionais da educação.


Ao falar sobre as atividades desplugadas (sem o uso de aparelho eletrônico), a palestrante Roberta comentou que elas são tão potentes quanto as plugadas, mas é preciso sempre pensar no propósito de cada atividade realizada. Diferentes recursos, que são os jogos, os quebra-cabeças e os desafios, e que podem ser feitos utilizando materiais simples, como papel, lápis, papelão, caneta, tesoura e muita imaginação, auxiliam o amadurecimento das habilidades de cada aluno e enriquecem o aprendizado

“O intuito das atividades desplugadas deve ser sempre aumentar o repertório dessas crianças, para que cada vez mais elas tenham essa maturidade e consigam resolver problemas, analisar as situações, repetir e fazer perguntas. E a gente pode fazer tudo de maneira lúdica, divertida, exploratória, mas que carrega uma potência enorme de desenvolvimento e ampliação de repertório,” finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


bottom of page