top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Atividade da robô explora imaginação e criatividade dos alunos

A imaginação e a criatividade dos alunos do 1º ano A, da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira têm voado alto durante as atividades propostas pelo Ativamente.


Com a “Visita da Robô”, as crianças puderam explorar habilidades de observação, criação de itinerários e reconhecimentos de padrões. Sob a supervisão da professora Talita Serrano Ferreira Roque, que se dedicou para deixar a atividade ainda mais lúdica e curiosa para os alunos, a turma trabalhou animada e se divertiu enquanto aprendia.


Robô da turma do 1º ano A ganhou o nome de Rafael.


“Para iniciar o trabalho com a atividade 1 do Ativamente, comecei com a leitura do livro “Meu amigo robô”. Li a história e não mostrei as ilustrações, porque a próxima atividade era desenhar o robô da história como eles imaginavam. Alinhei a atividade com a chegada dos materiais do Baú Mágico, porque eu tinha acabado de contar a história e o material chegou embrulhado em embalagens de presente e as crianças perguntaram para quem era o presente. Eu falei que era para elas e que quem tinha mandado iria fazer uma visita para a turma. Ainda não finalizei as atividades, mas estou gostando do resultado porque consegui incluir o projeto no meu planejamento. Estou fazendo um trabalho interdisciplinar, o que está contribuindo para o desenvolvimento da alfabetização e de outras disciplinas”, explicou Talita.


Com a curiosidade aguçada, os alunos criaram hipóteses para descobrir quem seria a ‘tal visita misteriosa’. Na lista de possíveis visitantes, além do robô, surgiram nomes como Xuxa, Cascão, Bruxa e até Papai Noel! 😊


Outro passo da atividade foi fazer o passeio pela escola, para que depois os alunos criassem o itinerário para o robô chegar até a sala. Utilizando massinha de modelar, as crianças montaram o mapa de acordo com o que observaram durante a caminhada pela escola, mostrando os possíveis caminhos para o visitante trilhar. Além do mapa de massinha, os estudantes também desenharam o itinerário no papel.


Atividade mexeu com a imaginação e a curiosidade dos alunos.


A atividade mexeu muito com a imaginação dos alunos! Com o robô prestes a chegar, a turma teve que escolher um nome e através de um sorteio com todos os nomes sugeridos, o robô foi batizado como Rafael. “Alguns alunos contaram para família e quiseram até mostrar para os familiares. Os alunos esperavam um robô de verdade, mas expliquei que era para usarmos a imaginação e um robô que fala é e anda é feito em fábricas e custa muito caro. Após a escolha do nome, trabalhei a escrita do nome escolhido e a palavra ROBÔ com alfabeto móvel, focando na alfabetização”, disse a educadora.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!






Comments


bottom of page