top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Atividades a todo o vapor no ensino fundamental 2

O Ativamente chegou ao Ensino Fundamental 2 no final do mês de outubro e pelo que estamos percebendo, os estudantes estão bem engajados e interessados nos projetos. As atividades estão a todo vapor!


As turmas seguem avançando nos trabalhos e as atividades têm sido bem recebidas pelos estudantes. Os alunos de 6º ano, depois de aprenderem como medir a chuva e mergulharem no universo dos componentes eletrônicos (LED, baterias, positivo, negativo, garra jacaré, alumínio, etc), irão finalizar seus projetos colocando em prática o que aprenderam: vão criar um pluviômetro com LED de emergência que acende em caso de grande índice pluviométrico.



Os sétimos anos não ficam para trás quando o assunto é compreender os componentes eletrônicos e o Design Thinking. A partir da atividade 4, os alunos seguem algumas etapas para a criação de um projeto (ideação, prototipação, retomada e apresentação). Depois de aprenderem sobre condução de energia, os estudantes, divididos em grupos, devem construir um projeto utilizando LED, baterias de lítio e blocos de montar.



Os oitavos e nonos anos também estão muito dedicados! Com o uso do Tinkercad, uma plataforma em que podemos simular vários tipos de circuitos e projetos antes de irmos para a prototipação física, eles realizam várias simulações fazendo as ligações dos circuitos e depois partem para os componentes físicos. Nos experimentos com os LEDs, os estudantes executam ligações em série e ligações paralelas. Depois, é hora de colocar a mão na massa e partir para a confecção de um projeto com circuito elétrico e construção de uma casa utilizando blocos de montar.



Os monitores Ana Beatriz Diogo e Pablo dos Santos Barzagli nos falaram um pouquinho sobre a experiência deles com as novas turmas.


“A princípio foi muito desafiador para nós, enquanto monitores, atender essas novas turmas, mas nos qualificamos, estudamos os novos materiais e fomos para a prática. Tivemos uma ótima aceitação, os alunos nos proporcionam resultados muito positivos, realizam as atividades com muita fluidez e por isso acredito que a adesão dessas novas turmas tem enriquecido bastante o projeto. É muito gratificante fazer parte desse momento com os alunos, sabemos que muitos deles não têm computadores em casa, então acredito que projeto irá acrescentar muito na vida deles. Em breve eles estarão prestando vestibular, poderão entrar na faculdade e a gente sabe da importância da tecnologia nesses momentos, de saber utilizar novos softwares, saber pesquisar, além de todo o conteúdo que o projeto proporciona alinhado ao que eles aprendem em sala de aula. Enfim, todos demonstraram um enorme interesse e o projeto já é um sucesso. Estou muito empolgada com essas novas turmas e muito feliz por estar participando disso”, disse Ana Beatriz.



“Tem sido bastante desafiador, mas percebo que projeto Ativamente acaba sendo uma possibilidade para os alunos de um aprender mais gostoso, prático, criativo, interativo e participativo, o que deixa as aulas muito interessantes para eles. E nas turmas de 6º ao 9º ano parece até que a participação vem sendo maior, porque os alunos realmente estão gostando, é um conteúdo que eles não veem em sala, um momento que eles podem estar no computador, podem mexer com elétrica, com robótica e tudo isso para eles é muito novo, muitos nem sabiam que existia a robótica. Outra coisa interessante que tenho notado é que os professores dessas turmas têm sido bem abertos ao Ativamente, muitos participam, contribuem, se interessam, isso é muito legal também,” destacou Pablo.




Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


bottom of page