top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aulas do Ativamente estão de volta!

As aulas do Ativamente tiveram início na última quarta-feira (22). Sim, nosso projeto está de volta, presente nas 25 escolas da rede municipal de ensino, levando aprendizagem criativa aos alunos do Ensino Fundamental I e II ( 1º ao 9º ano).


O projeto retorna às escolas com todo o gás, equipe motivada e alunos ansiosos pelas aulas. Nesses primeiros dias, os monitores prepararam dinâmicas especiais para as turmas de 3º ao 9º ano. A ideia é que, de forma lúdica e bastante interativa, alunos, monitores e professores quebrem o gelo, se conheçam melhor e criem um vínculo afetivo, o que será essencial na hora de desenvolver as atividades da apostila.


Monitores fizeram diversas dinâmicas com os alunos nesses primeiros dias de aula.


Segundo a coordenadora de experiência educacional do Ativamente, Laureane Rossi, as dinâmicas foram pensadas e elaboradas durante as semanas de capacitação da equipe, levando em consideração também as percepções dos educadores da rede. “Começamos com o pé direito e com muitas novidades, trazendo vários pontos de melhoria, com sugestões, inclusive, dos próprios professores.

Então, nessa primeira semana nós tivemos várias dinâmicas com os alunos, procuramos fazer tudo de forma bem lúdica e espontânea. A ideia é que os monitores possam conhecer melhor os alunos, os professores, o estilo de cada turma e assim, apresentem o Ativamente de forma prática e leve. As dinâmicas foram pensadas para incentivar o trabalho em grupo, a convivência, a resolução de problemas e para que os alunos possam aprender a dividir e encontrar soluções. Nas próximas duas semanas teremos ainda o módulo zero, com aulas de letramento digital, para só depois iniciarmos a apostila com as atividades específicas para cada ano”, disse.


E tem estudante animado com a volta das aulas do Ativamente. Olha só os depoimentos das alunas lá da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira:


Gabriele de Oliveira Maciel, 9 anos, 4º ano: “Eu espero que com o Ativamente a gente possa criar um jogo e possa jogar livremente e que não precise ter senha, que possa ser para criança e não tenha nenhuma coisa errada que criança não pode ver”.

Lívia Clara Costa Tobias, 10 anos, 5º ano: “A minha expectativa pra esse ano é ter bastante jogos para a gente criar e ter mais aulas também. Ano passado foi bem legal, além de ter ‘quebrado um pouco do nosso crânio’, foi muito interessante, ajudou bastante”.

Isadora Figueiredo, 10 anos, 5º ano: “Minhas expectativas pra esse ano é que tenham mais jogos, porque ano passado eu criei só um e tô pensando também em criar uma série baseada num livro, eu penso em criar os cenários, os personagens. A gente também quer fazer coisas novas no Ativamente, várias brincadeiras, jogos e também fazer um projeto de um livro, um novo jogo do livro Fábrica de Palavras”.


Monitores do Ativamente compartilharam as impressões desses primeiros dias do retorno do Ativamente e suas expectativas em relação ao projeto. Confira:


Monitora Ana Júlia:

O Ativamente é sempre uma surpresa, ele está sempre em constante mudança, assim como a nossa vida e a galera da escola sente isso. Tenho começado as minhas aulas perguntando o que eles gostam, o que eles não gostam e o que eles gostariam de mudar no Ativamente e os alunos simplesmente não querem mudar nada! Eles adoram, eles querem até ter mais aulas, então é algo muito interessante, porque eles estão realmente muito engajados, eles gostam do projeto, eles querem aprender mais. Levar a aprendizagem criativa para eles é muito importante porque muitos deles não têm noção do que é aprender sem estar atrás de uma carteira enfileirada e um quadro negro na frente com o professor falando, então, mostrar para eles que tem um jeito diferente de ensinar também é muito legal, é muito importante e o Ativamente leva essa oportunidade para essas crianças. Além de levar um ensino lúdico, um ensino onde todo mundo conversa, todo mundo interage, é uma coisa nova para eles, é uma coisa que traz esperança e eu acredito que o Ativamente é isso, além de ser uma fonte para muitas coisas boas no futuro deles, o Ativamente é a esperança que eles têm de que existe algo além da escola que também é o melhor para eles. Isso para mim é muito gratificante, eu fico muito feliz por fazer parte de tudo isso na vida deles.


Monitora Isabela:

Esse retorno foi bem interessante, ver a empolgação e a vontade de aprender faz o nosso trabalho ser significativo e válido. Foi um momento diferente e com novidades para os alunos, a dinâmica nos aproximou e se tornou um momento de troca e confiança com os alunos. Eles estão ansiosos, doidos para criar coisas novas e com ideias mirabolantes, está sendo muito bom voltar às escolas!


Monitora Marjorie:

Esses primeiros dias estão sendo muito bacanas, os alunos estão muito animados, estamos sendo bem recepcionados por eles nas escolas. Ver a carinha deles quando a gente chega é muito gratificante, eles estão adorando. Nesses primeiros dias estamos trabalhando com dinâmicas e elas servem para conhecermos melhor os alunos, ver quais turmas são mais agitadas, em quais os alunos são mais quietos, mais tímidos e a gente consegue ter também uma percepção da alfabetização deles. Então, está sendo muito bacana, os alunos estão muito dedicados, bem empolgados e espero que as próximas aulas continuem assim e melhorando cada dia mais.


Monitora Andréia:

Nas duas escolas em que passei essa semana, os alunos estão super animados com a volta do projeto, eles não viam a hora do Ativamente voltar para as escolas, principalmente os alunos do Ensino Fundamental 2. Minhas expectativas são muito boas para esse ano!


Monitora Beatriz:

A minha experiência no CAIC está sendo maravilhosa, pois nunca tinha feito algo parecido. Sou professora há 10 anos, estudo Assistência Social e estar no Ativamente hoje para mim é um desafio, mas também uma grande oportunidade de conhecimento. O Ativamente nos proporciona tantas emoções, desejos e desafios, tudo ao mesmo tempo, que às vezes acontece uma explosão dentro da gente! Estou muito feliz por participar dessa jornada de conhecimento, pelas pessoas que estou conhecendo, pelas histórias de cada um. Só tenho a agradecer.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page