top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aulas lúdicas e atividades atrativas

A turminha do 2º ano A, lá da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, está a todo vapor na execução das atividades desta 1ª etapa do Ativamente 2023. As propostas buscam ajudar a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia.


Crianças aprenderam e se divertiram com as atividades da 1º etapa do Ativamente.


A professora Marilayne Costa de Morais Rezende disse que os alunos já trabalharam os três temas da apostila e, em todos, o aprendizado foi bastante lúdico. Com a atividade ‘Se esse bairro fosse meu’, as crianças aprenderam não somente sobre os bairros, mas também sobre os pontos referenciais que os cercam, como endereço da escola, trajeto, o que é CEP, a diferença entre ruas e avenidas, pontos comerciais e residenciais. Além disso, os alunos também aprenderam sobre País, Estado e Município, além dos princípios da lateralidade.


“Eles foram divididos em grupos e produziram o cartaz do Bairro da Escola, onde demonstraram criatividade, interação e foram bem participativos”, contou.


Já durante as atividades sobre ‘A tecnologia no nosso dia a dia’ a educadora contou que, após uma breve explicação a respeito do tema, a turma se organizou em uma roda de conversa e explorou os exemplos e as diferenças entre o que é natural e o que é artificial. Na hora de produzir os cartazes mostrando tudo o que aprenderam, o celular foi o grande destaque da atividade!


Com as atividades dentro do tema ‘Vamos explorar os sons do nosso corpo?’ a diversão foi garantida e a turma aproveitou bastante. A professora relatou que, conforme as instruções da apostila, a sala elaborou um ritmo sequencial onde cada forma geométrica representava um movimento. Consciência corporal, concentração, equilíbrio, memorização, formas geométricas, linguagem simbólica e pareamento estão entre as habilidades desenvolvidas e trabalhadas durante as aulas.


“O que mais me chamou a atenção foi a interação entre eles para executar as tarefas com excelência e claro, a forma como as atividades estavam atreladas ao meu planejamento. Do ano passado para esse ano houve uma grande evolução na realização das atividades pelos alunos e uma maior interação por parte deles. Dia após dia o Ativamente vem conquistando os alunos e deixando as aulas bem mais atrativas”, concluiu a professora.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page