top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Baú Mágico: materiais para potencializar a Aprendizagem Criativa nas escolas

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Como forma de apoiar a ambientação da sala de aula e enriquecer a realização de projetos de natureza criativa nas escolas, o Ativamente criou a ação Baú Mágico.

Foto tirada pela professora Léia Ivo no início de uma atividade criativa, com o apoio do Baú Mágico


Por meio dessa ação, os educadores e educadoras, do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Poços de Caldas, podem solicitar materiais para apoiar atividades criativas com seus alunos. O pedido é feito pelo site baumagico.arecreativa.com.br, onde os professores deixam seus contatos, falam sobre a atividade criada e os materiais que precisam para executá-la.


Logo após, a equipe do Ativamente analisa a solicitação, entra em contato com o professor e, quando o pedido é validado, entrega o material na escola na semana seguinte. Essa ação foi pensada e configurada para atender às diferentes necessidades de cada escola e estimular a Aprendizagem Criativa no dia a dia das escolas.


Foto tirada pela professora Léia durante uma atividade criativa na Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira


Atividade na Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira


A professora Léia Ivo, do 5º ano A, criou uma atividade baseada no livro Maçãs Argentinas, de Paulo Venturelli. Para aquecer, ela iniciou com uma dinâmica com aviões de papel. “Nessa atividade propus que as crianças viajassem pelo mundo através dos mágicos aviões de papel, promovendo o conhecimento dos famosos campeonatos mundiais de aviões de papel”, contou Léia. A professora disse que com a criação desse universo fantástico e instigante, a competição ficou de lado e o que prevaleceu foi a brincadeira e o trabalho em grupo.

A atividade criada pela professora Léia será de quatro semanas. Na primeira semana ela trabalhou o aquecimento com os aviões de papel e o projeto de leitura do livro Maçãs Argentinas, com o bibliotecário Daniel. Para as próximas semanas, Léia programou a continuação da atividade com pinturas, exposição de cartazes e trabalho com massinhas de modelar. Tudo com base no livro escolhido.


Foto enviada pela professora Teresinha Ribeiro da atividade criativa realizada na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco


Atividade na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco


Na escola Pacheco, quem assumiu a atividade criativa com os alunos foram os professores Eduardo Siqueira e Teresinha Ribeiro. Junto com os alunos, eles pintaram o Labirinto da Robô (atividade do Ativamente) no chão da escola. “Foi uma atividade legal de fazer, os alunos gostam desse tipo de atividade. Alguns nem tanto, mas a maioria gosta muito, por ser lúdica e nós ficamos bem surpresos com a espontaneidade dos alunos” relatou Teresinha.


Eduardo e Teresinha não fizeram uma atividade obrigatória, eles deixaram aberto para quem quisesse interagir. “Quando a pessoa participa porque ela quer, a coisa se torna mais bonita, mais interessante”, disse Teresinha. A professora também contou que se surpreendeu com o interesse dos alunos com dificuldade de comportamento pela atividade. “Nós adoramos ver a prontidão dos alunos e como eles desenvolveram a atividade. Foi muito interessante ver como eles se interessaram”, finalizou a professora.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page