top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Brincar, aprender e potencializar habilidades

Os pequenos têm aprendido e se divertido muito com as atividades do Ativamente! Na turma do 1º ano D, da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, sob a supervisão da professora Gabriela Scassiotti, os projetos apresentados se cruzam com outros conteúdos, o que deixa tudo ainda mais criativo e gostoso de aprender.



Proposta da professora permitiu que os alunos aprendessem brincando.


A professora relatou que desenvolveu dois projetos em sala envolvendo o Ativamente, a Amarelinha e o Robô. No caso do projeto da Amarelinha, Gabriela explicou que ele estava atrelado às vogais apresentadas aos alunos, com uma brincadeira para cada letra. “A brincadeira escolhida para a vogal A foi a Amarelinha, onde as crianças construíram dentro de sala de aula, em conjunto, nossa própria Amarelinha. A brincadeira trouxe vários aprendizados aos alunos, como noção de espaço, lateralidade, coordenação motora, além da interação em grupo. A atividade teve um impacto grande na aprendizagem das crianças, primeiramente porque muitos ainda não sabiam pular, o que trouxe para eles o desenvolvimento corporal interligado ao cognitivo. A brincadeira foi internalizada de tal maneira, que muitos pulam a amarelinha até mesmo em locais onde não há a amarelinha! Nesse caso, o material do Ativamente veio para complementar essa aprendizagem divertida, onde puderam fazer seus registros”, destacou.


Já o projeto do Robô foi feito interligado com a matemática, onde a estrutura do Robô, feita utilizando formas geométricas, possibilitou a conciliação com o conteúdo. Mais uma vez, o Ativamente foi parceiro e complementou o aprendizado das formas geométricas com o Robô, já que a professora também utilizou o material dos kits para desenvolver a atividade.


Atividades potencializaram diversas habilidades nos estudantes.


“A proposta foi entregar várias peças geométricas para a construção do Robô. Essa atividade permitiu que as crianças aprendessem sobre espaço, raciocínio lógico, além das mensurações de objetos. Ambos os projetos foram complementados com os materiais do Ativamente, interligados com os conteúdos de sala e livro didático, somando na qualidade e melhoria do ensino”, finalizou a professora.




O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela equipe pedagógica da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira é mais um estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!


bottom of page