top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Capacitação de educadores: Ativamente chega aos alunos do 6º ao 9º ano

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Aconteceu nesta quinta-feira (13) o primeiro de dia de Capacitação de Educadores dos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais. O objetivo da formação é capacitar os professores que irão acompanhar as aulas do projeto “Poços Educação para o Futuro” que terão início nas turmas do 6º ao 9º ano, ainda neste mês de outubro.

Dezenas de educadores participarão do primeiro dia de formação.


O encontro foi virtual e ainda estão programados outros quatro dias de formação, sendo que um deles será realizado de forma presencial. Esse primeiro dia de formação serviu para os educadores entenderem como funciona o projeto, o papel de cada um e também os aspectos pedagógicos da formação.


Quem conduziu o primeiro dia de capacitação foi o professor Renato Farias, integrante da equipe pedagógica do Ativamente. Ele apresentou aos professores a plataforma Tinkercad, um software online e gratuito que permite a simulação de circuitos elétricos analógicos e digitais e também o design de modelos 3D. Como os alunos do 6º ao 9º ano utilizarão essa ferramenta durante as aulas do Ativamente, os educadores puderam, com as orientações do professor Renato, acessar e conhecer a plataforma, além de manusear os recursos mais básicos do software.


Os próximos encontros para capacitação acontecem nas quintas-feiras do mês de outubro (20 e 28). Haverá ainda mais um dia de formação virtual e também um encontro presencial em novembro, mas esses ainda não têm datas definidas. Os temas da formação abordarão os conceitos de elétrica básica usando o Tinkercad; uma visão geral da plataforma e o pensamento computacional.


Ao contemplar alunos do ensino fundamental 2, o Poços Educação para o Futuro levará a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para 11.703 alunos das 25 escolas municipais da cidade. São 1.293 crianças no 1º ano, 1.312 no 2º, 3.799 alunos do 3º ao 5º ano e agora, com as turmas do 6º ao 9º ano, são mais 5.299 estudantes impactados positivamente. A previsão é que as atividades com as novas turmas tenham início no dia 24 de outubro.



Professores conheceram a plataforma Tinkercad.


A Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga, destacou que a continuidade do projeto com os alunos do 6º ao 9º ano é essencial, e enfatizou a importância do uso das tecnologias dentro das escolas. Segundo a secretária, o resultado com os alunos do ensino fundamental 1 tem sido bem satisfatório, graças ao trabalho conjunto dos professores e a equipe Ativamente. “Espero que nós possamos fazer o melhor para os nossos alunos, é esse o nosso objetivo principal, é o nosso compromisso, nosso alvo, nós trabalhamos para os nossos alunos,” disse.

Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


bottom of page