top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Centopeia Lulu: Lúdico incentiva a produção e interpretação de textos

Atualizado: 9 de nov. de 2022

A Centopeia está de volta! Mas, agora foi a Lulu (uma versão um pouco menor do Zé Centopeia, lembram dele?) quem esteve na sala do 2º ano B, da Escola Municipal Lions Club Centro e auxiliou os alunos durante as atividades da Trilha da Centopeia.


Centopeia Lulu é personagem da história dos alunos do 2º ano B. (fotos: Fernando A. Leite)


O professor Fernando Alexandre Leite contou que a atividade envolveu produção e interpretação de texto, além da leitura. A turma, dividida em três grupos, criou um texto coletivo contando a história da centopeia Lulu, onde cada equipe ia dando continuidade ao conto. Assim, toda a turma trabalhou para que o texto tivesse começo, meio e fim.


“No quadro negro, para cada trecho da história, usamos uma cor de giz. Cada cor representava o grupo que tinha criado aquela parte do texto, então, quando mudava o grupo que ia contar a história, mudava a cor do giz. Além disso, quando o grupo executava a tarefa corretamente, conforme tínhamos combinado no início da aula, eles iam avançando uma casinha da folha da atividade. Depois, os alunos também fizeram um desenho representando a história que eles criaram,” disse.


A proposta da atividade é justamente incentivar a comunicação, empatia e cooperação, flexibilidade cognitiva, pensamento científico, crítico e criativo e repertório cultural. Para o professor, é fundamental estimular a imaginação e o faz de conta na vida dos alunos. “Foi muito legal porque através do lúdico, da troca de informação, de um aluno escutar o outro, a gente trabalhou muito a empatia e a dinâmica de grupo, a criança aprende brincando, interagindo. Hoje a gente aprende muito com as crianças, você só dá o estopim e elas saem voando, é muito bacana isso,” completou.


Divididos em grupos, alunos criaram uma história coletiva, exercitando a criatividade, a cooperação e a comunicação.


Fernando falou ainda sobre como a forma de trabalhar do método tem sido diferente e interessante. “O Ativamente tem contribuído muito, as crianças ficam mais à vontade para aprender quando estão sentadas juntas, saindo daquele modelo tradicional de um sentado atrás do outro. Assim, fica muito bacana realizar as atividades," finalizou.


Para lembrar: A centopeia Lulu foi confeccionada por outra educadora da Escola Lions Club Centro, que presenteou o professor Fernando com a boneca, para ser utilizada durante a atividade. A turma do 2º ano B foi quem nomeou a personagem. 😊



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page