top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Reflexão, ideias e práticas sobre tecnologia e educação: essa foi a Semana da Aprendizagem Criativa

De 21 a 30 de junho, aconteceu a Semana da Aprendizagem Criativa, com palestras on-line, onde especialistas em Aprendizagem Criativa falaram sobre formas significativas, viáveis e divertidas de trabalhar criatividade e programação na escola.

Palestra on-line com o professor Rica Vasconcelos na Semana da Aprendizagem Criativa


No dia 21, o professor Rica Vasconcelos trouxe a palestra “Criando jogos simples no Scratch”. Ele contou para os educadores e educadoras da rede o que é o Scratch (software de programação em bloco usado pelos alunos nas aulas do Ativamente), como usá-lo e criou jogos simples durante a live para exemplificar o funcionamento da plataforma e os resultados que podemos obter de forma rápida e descomplicada.


“Projetos com circuitos elétricos: do simulador ao físico” foi o título da palestra do professor Dhario Souza, que ocorreu no dia 28. Dhario mostrou como simular projetos de robótica na plataforma Tinkercad e depois colocá-los em prática, fora do simulador.


O professor Renato Farias ministrou a palestra que aconteceu no dia 29: “O que eu preciso saber sobre programação?” Ele falou sobre os aspectos pedagógicos que existem por trás da lógica de programação.


Quem finalizou a Semana da Aprendizagem Criativa, com chave de ouro, foi a professora Roberta Taffarello, com a palestra interativa “Ilha Criativa”, no dia 30. Roberta simulou um avião que caiu em uma ilha deserta e pediu para que cada professor criasse formas de sobreviver nessa ilha, usando os materiais que teriam em mãos nessa situação. Assim, todos puderam experimentar formas espontâneas, significativas e colaborativas de criar.


A vice-diretora da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, Thais Morgana, participou de todas as palestras da Semana da Aprendizagem Criativa e disse que o evento foi bastante interessante e proveitoso. “Eu sou entusiasta do uso da Aprendizagem Criativa e das tecnologias educacionais nas escolas. Tudo que é bom agrega, traz novas experiências e o desejo de fazer cada vez melhor”, falou Thais.


Thais é pedagoga, especialista em EaD, arte-educação, mídias e tecnologias educacionais. Com toda essa bagagem, ela nos contou que os temas abordados na semana de capacitação eram todos do seu conhecimento e interesse. O que Thais destacou das palestras foi a oportunidades de relacionar os temas com a prática.


Integrar a tecnologia à educação pode ser um grande desafio, mas a vice-diretora acredita que seja possível de ser superado por meio do desejo de oportunizar aos alunos novas experiências, usando diversas metodologias e abordagens. “Entendo que precisa haver mais formações como essas para os professores, pois não adianta só disponibilizar internet e notebooks, se não sabem como usar. É preciso apoio da gestão e supervisão na busca por orientar as equipes sobre a necessidade de que haja a compreensão de que as tecnologias são ferramentas mediadoras de protagonismo, engajamento e aprendizagem dos alunos”, enfatizou a pedagoga.


Sabendo da importância da capacitação contínua dos educadores, Thais contou que toda a equipe da Educação Infantil e Fundamental I da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco assistiu às palestras. “O que mais me marcou foi a dinâmica da Roberta no último dia”, contou Thais.


O mais interessante é que a participação desta equipe não terminou na Semana da Aprendizagem Criativa. Os aprendizados continuam ecoando e se transformando dentro da escola. “Gostaria de completar que vamos promover um momento pedagógico para praticar tudo o que foi falado durante a Semana da Aprendizagem Criativa”, finalizou a vice-diretora.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comments


bottom of page