top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Conhecendo mais Poços de Caldas com pesquisas, maquetes e projetos no Scratch

Atualizado: 18 de nov. de 2022

Os 150 anos de Poços de Caldas, comemorados no dia 06 de novembro, vem trazendo muito aprendizado, e boas ideias surgem a partir desse tema. A turma do 3º ano A, da Escola Municipal Professora Edir Frayha, criou maquetes sobre os pontos turísticos da cidade. O trabalho foi realizado a partir do empenho da professora Cerly Teixeira de Oliveira, que aproveitou o tema desenvolvido também durante o Ativamente e intensificou a atividade.


Alunos fizeram maquetes retratando os pontos turísticos de Poços.


A professora nos contou que no conteúdo do 3º ano já consta o trabalho sobre a cidade. Com a comemoração dos 150 anos de Poços, a educadora resolveu intensificar a dinâmica em um trabalho interdisciplinar que buscou explorar todas as áreas de aprendizagem.


Quando os alunos começaram as pesquisas sobre os pontos turísticos da cidade, atividade que faz parte da proposta direcionada às turmas de 3º ano dentro da 3ª etapa do Ativamente (Conhecendo mais Poços), Cerly percebeu um grande interesse dos estudantes a respeito dos locais. “Lancei a ideia das maquetes e eles adoraram. Então, fiz um sorteio dos pontos turísticos da cidade, pedi que eles pesquisassem e que, se pudessem, fossem até o local para conhecer. Também solicitei que no trabalho fosse utilizado material reciclado, já que trabalhamos também com a reciclagem e com a sustentabilidade. Os alunos adoraram conhecer e saber mais sobre a cidade que moram”, disse.


O resultado não poderia ter sido melhor! Os estudantes se empenharam, trabalharam com pesquisa, escrita, desenho e ainda ficaram bastante interessados em conhecer os locais apresentados nas maquetes. “Durante a exposição dos trabalhos, eles falaram sobre o ponto turístico e como fizeram as maquetes, inclusive sobre a participação das famílias. Alguns ficaram curiosos e disseram que iam pedir para a família levar para conhecer o local que o colega apresentou. Como educadora, procuro alinhar o conteúdo com os interesses dos alunos, e esta atividade, no caso, foi bastante proveitosa”, destacou a professora.


Trabalho com maquetes buscou intensificar o aprendizado dos alunos.


A atividade segue em andamento, sempre integrando o que os alunos trabalham em sala de aula com o que desenvolvem durante o Ativamente. Agora, através da plataforma Scratch, cada equipe irá elaborar um projeto de animação inspirado na maquete que montaram. Bom demais, né?


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comments


bottom of page