top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Construir casas, esbanjar talento e aprender sobre circuitos elétricos

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Capricho, alto nível de detalhes e até uma certa noção de arquitetura. Assim são os projetos apresentados pelos alunos dos sétimos anos, da Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, dentro das atividades realizadas durante as aulas do Ativamente.


Alunos esbanjaram talento na construção dos projetos.


De acordo com as propostas elaboradas para as turmas de sétimos anos, os alunos trabalharam dentro da abordagem do Design Thinking, onde idealizaram e criaram seus projetos. Depois de aprenderem sobre componentes elétricos e testarem circuitos, o desafio proposto aos estudantes era que eles criassem a iluminação de uma casa construída por eles.


Um desafio e tanto que eles aceitaram e colocaram a mão na massa! E eles não ficaram só preocupados em criar o circuito elétrico do projeto, as casas que eles construíram são ricas em detalhes, beleza e criatividade, demonstrando todo o talento dos alunos. Mais do que aprender sobre circuitos elétricos, pensar, criar e recriar projetos, a atividade também serviu como uma forma de os alunos pensarem sobre a profissão que podem escolher no futuro. Como é o caso da Nicole Martins, aluna do 7º ano B. Olha só o que ela disse sobre o projeto. “Eu gostei bastante de fazer o projeto porque eu pude mostrar o que eu gosto de fazer, que é arquitetura, eu sempre quis ser arquiteta, então eu gostei bastante”.


Outros alunos também falaram sobre o que mais gostaram nessa atividade.


Ruan Lucas Souza e Murilo dos Santos Carvalho: “A parte que a gente mais gostou de fazer no projeto foi da eletricidade, ligar o LED”.

Erick: “O projeto é muito legal, é tudo ‘da hora’, não tem nada chato, é tudo ‘da hora’.

Evelin de Oliveira e Emily Pelegrino: “Nós gostamos muito do projeto porque foi muito legal construir a casinha”.


Criatividade e capricho nas casinhas construídas pelos estudantes.


“Os alunos me surpreenderam, porque eu falei que eles podiam fazer algo simples, uma casinha simples, que poderiam usar materiais recicláveis, coisas do dia a dia e o resultado foi além. Eles ficaram super empolgados quando eu disse que eles podiam desenvolver as casinhas em casa e levar para a sala para montarmos a parte elétrica durante a aula do Ativamente. Quando eles foram para a aula, chegaram com casinhas super bem feitas, então foi muito bacana, eu não esperava, foi algo muito legal, amei desenvolver essa atividade com o 7º ano”, destacou a monitora Andréia Jacon.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





Comments


bottom of page