top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Contato com novas ferramentas deixa aprendizado ainda mais lúdico

O primeiro contato com a programação em blocos através da plataforma Scratch, dos alunos do 3º ano A, da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, deixou os pequenos maravilhados. Empolgados com essa novidade no ambiente escolar, a turminha tem feito descobertas incríveis e o aprendizado tem se tornado cada vez mais lúdico.


Primeiro contato com as ferramentas do Ativamente deixou os alunos animados.


A professora Patrícia de Paula Dias contou que as primeiras aulas nos computadores do Ativamente já deixaram os estudantes animados. Segundo ela, a experiência dos alunos com as ferramentas tem sido bastante enriquecedora. “ Esse ano a turma teve o primeiro contato com os computadores do projeto e tem sido muito legal, eles ficam muito empolgados e com vontade de participar da aula. Eles já começaram a mexer no computador e já estão entendendo que são eles quem dão os comandos, isso deixa todo mundo bastante animado e é um incentivo para que eles queiram aprender ainda mais. A tecnologia é algo que está aí para todo mundo e é importante eles perceberem que que também podem e que isso também faz parte da vida deles, então, tem sido muito interessante”, disse.


As atividades desenvolvidas para as turmas de 3º ano foram planejadas para auxiliar e ajudar a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia. Os projetos buscam permitir que as crianças trabalhem com a programação em blocos de forma exploratória e sistemática. Além disso, o conceito de sequência também é apresentado aos alunos, o que permite que eles deem os comandos ao computador para que uma ação seja executada, sempre explorando o ambiente do Scratch.


Turma do 3º ano tem aprendido os comandos da plataforma Scratch.


As primeiras atividades da apostila (de 1 a 4), onde os estudantes programam o próprio nome e depois aprendem que toda coisa tem um nome, trabalham também habilidades da BNCC, que são: (EF01LP02) Escrever palavras de forma alfabética – usando letras/ grafemas que representam fonemas; (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Além disso, na turma da professora Patrícia, essas atividades combinaram certinho com o que já estava sendo ensinado em sala de aula, fato que potencializou o aprendizado dos alunos. “Essas primeiras aulas do Ativamente, casaram direitinho com o que estávamos trabalhando na sala, pois tínhamos começado a trabalhar os substantivos próprios e os comuns e eu falei justamente isso, que toda coisa tem um nome. Isso foi bem legal porque foi na mesma semana, então eles começaram a entender melhor o que eu estava falando em sala e também o que a monitora queria dizer com a expressão toda coisa tem um nome. Esse fator de interdisciplinaridade é muito importante porque eles veem que os professores estão falando a mesma língua, eles entendem que estão aprendendo algo que é usado em vários lugares, não só dentro da sala de aula”, destacou a educadora.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e também para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





Comments


bottom of page