A criação dos primeiros conteúdos para as atividades do projeto Conect@, de Sorocaba (SP), contou com muito trabalho, pesquisa e empenho por parte da equipe pedagógica da A Recreativa Educação.
Diego Kenji de Almeida Marihama, Doutor em Educação e Diretor Pedagógico da A Recreativa Educação, falou um pouco sobre como foi o processo de criação dos projetos, destacando a diversidade de formatos e dos recursos que poderão ser explorados pelos alunos.
Equipe pedagógica se dedica na preparação das atividades e projetos.
Diferentes projetos foram criados para alunos dos 1º aos 9º anos, a partir do letramento digital e da familiarização com a plataforma Google, sendo desenhado um projeto educacional marcado pela aprendizagem ativa e inovadora. Desta forma, o conteúdo incorpora uma variedade de elementos, desde produções audiovisuais, até cultura midiática, animação, Internet das Coisas (IoT), jogos educativos e produção literária.
Durante o processo inicial, a equipe pedagógica selecionou recursos com diversos formatos de mídia, incluindo a criação e apresentação de podcasts, vídeos, curtas-metragens, impressão 3D, trailers e imagens capturadas pelas câmeras digitais, sob o olhar dos alunos. “Além disso, desenvolveram habilidades na concepção de cartazes publicitários e na elaboração de histórias em quadrinhos, além de se aventurarem na composição de livros digitais utilizando o Canva, bem como na criação de poemas e contos digitais”, explica Diego.
Com a diversidade de formatos, os alunos poderão explorar várias peculiaridades do letramento digital e o acesso à plataforma Google, com o objetivo de desenvolver a criatividade de maneiras variadas. “A interseção entre diferentes formas de mídia enriquece o processo de aprendizado, oferecendo oportunidades para a aplicação prática de conceitos teóricos e habilidades tecnológicas que serão desenvolvidas em cada ano/série”, comenta o diretor.
O letramento digital e as ferramentas oferecidas pela plataforma Google irão facilitar o compartilhamento de arquivos, possibilitando que os alunos explorem as ferramentas tecnológicas de forma criativa e educativa. Assim, através de uma abordagem multifacetada, a experiência dos estudantes tende a ser muito mais significativa, integrando o aspecto técnico, educacional e artístico.
Durante a produção de conteúdos audiovisuais, os estudantes desenvolverão, além de competências técnicas, outras habilidades, como comunicação e colaboração. “As atividades propostas para os projetos audiovisuais incentivam a cooperação e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que estimulam a resolução de problemas de forma criativa e inovadora”, finaliza Diego.
Todas as propostas foram e vêm sendo elaborado com muita dedicação por parte da equipe pedagógica da A Recreativa Educação, sempre com o objetivo de garantir uma aprendizagem completa, criativa e também muito divertida.
Comments