top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Criando jogos simples no Scratch

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Na Semana da Aprendizagem Criativa, promovida pelo Ativamente, o professor Rica Vasconcelos ministrou a palestra mão na massa Criando jogos simples no Scratch para os educadores e educadoras do programa Poços Educação para o Futuro.

Alunos da escola CAIC criando um jogo no Scratch


O Scratch é uma ferramenta utilizada nas aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente para que, de forma lúdica e intuitiva, os alunos possam desenvolver animações, jogos, criar e contar histórias. Diversão e satisfação é o que não falta! Quem não gosta de admirar e compartilhar o que criou? Dessa maneira estimulante e mão na massa, os estudantes têm seus primeiros contatos com a lógica do pensamento computacional.


Com mais de 8 anos de experiência no campo educacional, Ricardo (Rica) Vasconcelos é formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduado em Tecnologias Educacionais, professor de Robótica e Desenvolvimento de Games no Colégio Radial, coordenador dos Cursos Técnicos no Colégio Radial e consultor de Tecnologia Educacional na Trivium - Microsoft Partner. Atualmente se dedica também ao estudo de Game Design, aprimoramento de seus conhecimentos na Godot Engine e na construção de jogos educacionais para diferentes segmentos. A partir de toda essa experiência, ele nos mostra como é descomplicado e divertido criar jogos simples no Scratch – o início para a criação de projetos cada vez mais elaborados.


Laêne Ferraz, supervisora pedagógicada Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, assistiu à palestra junto com as professoras da unidade. Todas acharam excelente! "No início do próximo semestre vamos fazer um novo encontro para usar o Scratch juntas e aprender a usar melhor a plataforma", contou Laêne.


Trabalho em equipe e concentração na criação de um jogo no Scratch


O que Rica Vasconcelos tem a dizer?


Na palestra, Rica fez uma introdução ao Scratch, explicando o que é, por que usar a plataforma e a interface do Scratch. Depois, o professor mostrou como criar um jogo do tipo perseguição (o jogo do gato e do rato) e um jogo inspirado na história de Percy Jackson e o Ladrão de Raios.


“O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em bloquinhos. Isso facilita muito para as pessoas que não têm ainda tanto contato com a lógica de programação e pensamento computacional. Facilita porque a gente consegue ensinar brincando, criando jogos, animações, historinhas. É muito legal e lúdico”, contou Rica.


Ele também falou que o Scratch foi desenvolvido por Mitchel Resnick, professor no MIT, e hoje é projetado, desenvolvido e moderado pela Fundação Scratch, uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza o recurso, de forma gratuita, para o mundo todo – com versões em vários idiomas.


Defensor da tecnologia na educação, Rica mostrou que o Scratch promove mais do que o pensamento computacional. Essa ferramenta também ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, ensino e aprendizagem criativos, autoexpressão, colaboração e equidade em computação. O professor considera que essas competências são essenciais para a vida no século XXI. “Eu acho super importante trazer a tecnologia pra dentro da sala de aula”, destacou Rica.


Veja a palestra completa aqui!


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comments


bottom of page