top of page
Foto do escritorTatiana Esposito

Criar novas coisas e nomes, um jeito divertido de aprender

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Já imaginou criar nomes e coisas, a partir da junção de dois objetos e ainda aprender mais sobre as letras, a formação das palavras e os sons que elas emitem? Pois é isso que tem acontecido durante a Atividade 5 – “Vamos inventar coisas e nomes?”, direcionada aos alunos das turmas de 3º ano.


Atividade incentiva criatividade e dá asas à imaginação dos alunos.


A aula é como um jogo: na plataforma do Ativamente, os alunos encontram uma imagem com 20 objetos; desses, eles selecionam seis, que devem ser numerados. Depois, os estudantes apertam o Botão do Dado e os dois números sorteados mostram quais itens devem ser unidos para formar um terceiro e diferente objeto. Por fim, os alunos criam um desenho mostrando a união da ‘nova coisa’.


A atividade deixou os alunos bem animados. Olha só a empolgação do Nycolas Daniel Alves de Oliveira, aluno do 3º ano A da Escola Municipal Mariquinhas Brochado. “Ah, eu achei muito ‘da hora’ a gente sortear os números, escrever, desenhar, um monte de coisa, ‘véio’! Eu já imaginei que uma borracha podia ser uma régua! Eu achei tudo legal, os números que a gente sorteava e também gostei de criar a borracha junto com a régua,” disse.


Já o Anthony da Conceição Borges, do 3º B da Escola Municipal João Pinheiro, falou de alguns objetos que ele criou durante a atividade. “Eu achei muito legal. Primeiro a gente fez o celular com o mouse, aí virou o ‘celumouse’, na segunda fusão a gente fez da câmera com notebook, que virou o ‘camebook’. Depois a gente fez a superfusão, o ‘supermouse’,” contou.

Computador + frigideira; mouse +borracha; panela + fita; régua + celular, são alguns dos objetos que unidos formaram algo novo.



A aula que agita a criançada mexe com a imaginação e a criatividade. Para a Pietra Maximino Franco, do 3º ano A da Escola Municipal Mariquinhas Brochado, inventar é gostoso e diferente. “Foi muito legal, muito divertido. Esse ‘maurracha’ é o mouse misturado com borracha.” E você acha que existe mouse com borracha? Perguntou a monitora. “Não sei, tia, eu inventei!”, respondeu Pietra.


Durante a atividade, que possibilita que os alunos aprendam o conceito de sequência, explorem a plataforma e conheçam uma ampla variedade de blocos do Scratch, é possível trabalhar algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são: escrever palavras de forma alfabética, usando letras/grafemas que representam fonemas e identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


As aulas foram elaboradas de forma que os estudantes aprendam brincando. E imaginando, criando, descobrindo, vibrando, errando e acertando. Assim, essa garotada vai longe!



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comments


bottom of page