top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Criatividade, muitas habilidades, empenho e autonomia

Atualizado: 1 de dez. de 2023

Os primeiros passos pelo universo da eletrônica foram de muito aprendizado para os alunos dos oitavos anos da Escola Municipal Mariquinhas Brochado.


Alunos trabalharam nas casas com iluminação de led.


Aprender sobre circuitos elétricos, design thinking e outros componentes eletrônicos para idealizar e criar projetos aguçou a curiosidade e vontade de aprender dos alunos. Foi o que contou a professora de matemática, Maria do Carmo dos Santos, que acompanha turmas de 8º ano durante as aulas do Ativamente. “Gostaria de destacar a criatividade e o empenho dos meus estudantes no projeto que realizamos. Eles conseguem aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula de forma prática e surpreendente. A participação e interação dos estudantes têm sido muito boa, trocando ideias e trabalhando em equipe para aprimorar suas ideias”, disse.


A educadora elencou diversas habilidades que foram potencializadas durante as aulas do Ativamente. Destacamos algumas delas, conforme a colocação da professora:


Pensamento criativo: Para construir uma maquete com iluminação de LED, os estudantes precisam pensar em ideias criativas que destacam as características mais importantes do modelo.

Conhecimentos básicos de circuitos elétricos: Os estudantes precisam entender o funcionamento das ligações em série e paralela para fazer a iluminação das maquetes e garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente.

Habilidade manual: A construção de uma maquete com iluminação de LED requer habilidade manual para medir, cortar, colar e montar todos os componentes do modelo.

Trabalho em equipe: O trabalho em equipe é essencial para a construção da maquete, já que diferentes estudantes podem ter habilidades complementares, e é importante colaborar para garantir que todos os componentes estejam funcionando bem.

Análise crítica: Durante o processo de construção, os estudantes podem enfrentar desafios e precisam ser capazes de avaliar a eficácia de suas ideias e processos para tomar decisões críticas que levarão à melhor qualidade do modelo.

Comunicação: Ao trabalhar em equipe na construção da maquete, os estudantes precisam se comunicar claramente uns com os outros para garantir que todos compreendam a ideia e trabalhar juntos em um objetivo comum.


Diversas habilidades foram potencializadas durante a construção dos projetos.


Além disso, Maria do Carmo apontou que também utilizou a interdisciplinaridade, já que durante a realização do projeto para a construção das maquetes, trabalhou com a habilidade EF07MA31 da BNCC, uma intervenção pedagógica que estabelece expressões de cálculos de área de triângulos e quadriláteros.


A professora ainda enfatizou a relevância dos temas abordados durante a 1º etapa e a importância de se potencializar habilidades e despertar novas perspectivas. “Como educadora, achei os temas abordados muito relevantes, pois proporcionaram aos alunos uma compreensão visual sobre o funcionamento e as diferenças entre o circuito em série e o circuito paralelo. Além disso, eles puderam exercitar habilidades manuais e de trabalho em equipe, bem como desenvolver a criatividade na construção de maquetes. Esta atividade também pode ter estimulado o interesse dos alunos pela área da eletricidade e engenharia elétrica. O Ativamente tem estimulado não apenas o aprendizado do conteúdo, mas também despertado nos estudantes o desejo de protagonismo e autonomia, características muito importantes para qualquer indivíduo que queira enfrentar desafios do mundo atual”, finalizou.


Essa atividade é fundamental para construir a base pedagógica e potencializar o trabalho de robótica do Ativamente.




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comments


bottom of page