top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Curiosidade, aprendizado e diversão

As atividades com a robô e a bruxa Onilda deixaram uma turminha de 1º ano lá da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari empolgada e bastante curiosa! A professora Rosângela Vasconcellos contou que, além de proporcionar muito aprendizado, as atividades deixaram as aulas descontraídas e divertidas.


Segundo a educadora, as propostas voltadas para o 1º ano foram realizadas de maneira bem animada.

Tanto as atividades da “Visita da Robô”, quanto as da “Amiga da Robô” (a bruxa Onilda), mexeram com a imaginação dos estudantes. Pensamento criativo, resolução de problemas, cooperação e autonomia foram bastante explorados, mas, de acordo com a professora, foi difícil segurar a ansiedade dos alunos na espera pela visita da bruxa!


Alunos estavam ansiosos pela visita da bruxa Onilda.


“A realização das atividades foi muito divertida e descontraída. Os alunos ficaram ansiosos com a visita da bruxa amiga da robô, eles queriam que ela chegasse logo. Todos participaram com entusiasmo e alegria, eles interagiram muito com a bruxa, foi só felicidade”, contou.


Com relação às habilidades trabalhadas durante a execução das atividades, Rosângela destacou várias. “Trabalhamos observação, criatividade, lateralidade, cooperação entre os alunos que trabalharam em equipe, sequência e reconhecimento de padrões, oralidade e atividades de encaixe que trabalham o raciocínio. As atividades da robô proporcionaram muitas aprendizagens pra nossa turminha e, como educadora, eu achei as propostas bem interessantes, achei que contribuíram bastante para o aprendizado dos meus alunos,” disse.


Na hora da bruxa ‘preparar a poção’, a professora usou a criatividade para prender a atenção dos alunos. “A poção foi feita com suco, eu fiz os desenhos dos ingredientes sugeridos e colei do lado de fora do envelopinho. Quando eu falava: pata de morcego, mostrava o desenho da pata e jogava o suco dentro do caldeirão, quando a receita pedia para acrescentar pulga, eu mostrava o desenho da pulga no envelope e também colocava mais suco dentro do caldeirão e assim fui fazendo com todos os ingredientes da receita da bruxa. Foram momentos de aprendizado, descontração e brincadeira, tudo na mesma atividade, foi muito interessante”, finalizou a professora.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page