top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Deixa que a gente conta!

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Extra! Extra! Tem jornal recheado de informação, curiosidades, mensagens educativas, charadas, receitas e muito mais, sendo preparado com muita dedicação por alunos da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira. ‘Deixa que a gente conta’ é o nome do informativo que está em produção, sob a responsabilidade dos alunos dos quartos anos B e C, supervisionados e orientados pelas professoras Lilian Kelen Almeida e Cristiane Aparecida Felix.


O projeto dos alunos está em construção e durante as aulas do Ativamente eles aproveitam as ferramentas digitais para trabalharem na elaboração do jornal. Segundo as educadoras, essa atividade tem alguns objetivos específicos, como: estimular a leitura e a escrita; despertar a criatividade, proporcionar a formação crítica; divulgar informações institucionais e educacionais; promover o trabalho em grupo; informar sobre temas atuais; desenvolver a capacidade de pesquisar, organizar e reunir informações; elaborar uma produção coerente e significativa; integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos.


Produção do jornal 'Deixa que a gente conta' está na fase de pesquisa e redação. ( foto: Lilian Almeida)


A professora Lilian nos contou que o projeto está na etapa de pesquisa e redação das informações no laboratório do Ativamente. Ela explicou que os alunos pesquisam em casa, de acordo com os eixos (ou editorias) que serão abordados no jornal; são quatro eixos para cada grupo de cinco alunos. Depois, em sala, cada um traz o resultado de sua pesquisa e os estudantes decidem, em grupo, o que realmente entrará no jornal. “Nas terças temos nossa aula no Ativamente com o monitor Pablo, que tem sido um grande aliado para nosso projeto acontecer. Nós aproveitamos para pesquisar algo pertinente ao eixo dos alunos e também começamos a escrita no word, deixando tudo salvo para que posteriormente os alunos continuem na escrita. Dessa forma, conseguimos corrigir e auxiliá-los dentro dessa aprendizagem. São muitas descobertas, é uma ferramenta nova para os alunos, um aprendizado que está sendo muito significativo,” destacou.


Os eixos citados pela professora Lilian são: Editorial; Minha vida no futuro; Projeto (de leitura) Deixa que eu conto; Importância da leitura; Desafio (um adivinha); Minha escola; Valores; Dicas (utilidade); Poesia; Entrevistas com a coordenadora e com as diretoras; Eventos escolares (visita a biblioteca do bairro); Charadas; Pesquisa de opinião (Fato ou fake); Acróstico com a palavra educação; Bullying e cyberbullying; Fatos que aconteceram no Brasil em 2022; Receita; A importância do esporte; Mensagem final para o leitor e Pode ser criança.


Lilian também falou como é importante que os alunos tenham a oportunidade de explorar as ferramentas digitais e, através de uma atividade diferente e repleta de descobertas e significado, possam desenvolver novas habilidades, alinhadas ao conteúdo estudado em sala de aula.

“Vimos que era importante fazer com que os alunos explorassem as ferramentas digitais e tivessem um novo conhecimento, porque muitos não têm computador em casa, não sabem informática básica, então a gente conseguiu alinhar dessa forma com o Ativamente. Depois de reunirem todas as informações virá a outra etapa, a gente vai juntar tudo, vai selecionar imagens, fotos, tem todo um processo. Depois vem a parte de transformar em um jornal mesmo. É um trabalho interdisciplinar e é nossa primeira experiência com jornal, projeto que tem sido muito significativo para os alunos,” finalizou.


Ficou curioso (a) para ler esse jornal? Nós também! Fique de olho aqui no blog que logo, logo, voltamos com o resultado desse trabalho tão bacana! 😉


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page