top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Deixando os conteúdos mais próximos dos alunos

Aproveitar o conteúdo da sala de aula, conciliar com as ferramentas e atividades do Ativamente e assim, agregar ainda mais aprendizado. Essa tem sido uma maneira que os educadores da rede encontraram para que o projeto fique cada vez mais próximo do cotidiano dos alunos.


Alunos utilizaram a ferramenta Google Earth.


A professora Karla Motta aproveitou a interdisciplinaridade do Ativamente com Geografia para deixar o conteúdo mais lúdico e claro para os alunos do 3º ano, da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco. O tema em sala de aula abordava os pontos turísticos de Poços de Caldas. Ao perceber que muitos alunos não conheciam os locais, a educadora viu que a aula poderia ficar ainda mais interessante. “Resolvi apresentar os pontos turísticos utilizando o aplicativo Google Earth. Foi gratificante trabalhar dessa forma, uma vez que os alunos se mostraram muito empolgados, receberam a proposta muito bem, alegres, dispostos a aprender e o mais importante: eles absorveram tudo,” contou.


O resultado dessa proposta? Incrível! “Os alunos se mostraram interessados por novas pesquisas, apesar da pouca idade. A partir disso, ampliei a aula de localização para que eles conhecessem o endereço dos colegas. Cada aluno observou o que tinha na rua e a casa que cada colega residia e depois o grupo ainda criou um desenho no Scratch,” destacou a professora.


Karla compartilhou também a sua visão a respeito do Ativamente e suas percepções sobre a segunda etapa, finalizada recentemente. “Entendo que o Projeto Ativamente tem por finalidade trazer para dentro do ambiente escolar meios a serem trabalhados de forma coletiva, de modo que haja compartilhamento de informações, não somente entre os alunos em si, mas também uma oportunidade que, talvez, não fosse possível em um outro ambiente que não seja o escolar. A segunda parte do Ativamente foi de grande valia, pois enriqueceu ainda mais o conhecimento de cada aluno, deixando-o livre para imaginar e criar, trabalhando o raciocínio de cada um,” finalizou.



Segundo a professora, atividade foi muito produtiva.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page