top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Desenvolvendo habilidades no pensar, observar, imaginar e criar

Tem turminha bem animada com as atividades dessa 1ª etapa do Ativamente 2023. Foi o que nos contou Fernando Alexandre Leite, professor da turma do 2º ano B, da Escola Municipal Lions Club Centro.


Alunos começaram animados com as atividades da 1º etapa de 2023.


As atividades voltadas para as turmas de 2º ano foram elaboradas para ajudar a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia, com propostas que integram conteúdos e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Nesta primeira etapa, os estudantes trabalharam os seguintes temas: “Se esse bairro fosse meu”, “A tecnologia do nosso dia a dia" e “Vamos explorar os sons produzidos pelo nosso corpo?”. Em cada tema, os alunos utilizam o pensamento computacional para resolver problemas do dia a dia, já que os exercícios buscam apresentar um contexto real e próximo dos alunos.


Para o professor Fernando, todos os assuntos trabalhados com os alunos durante essa etapa foram produtivos, alegres e educativos. “As crianças gostaram demais das atividades, foram momentos muito bacanas, como aquele em que elas puderam conhecer melhor o bairro onde fica a nossa escola. A parte da tecnologia também foi muito interessante, enfim, todos os exercícios foram bacanas, foram dias muito produtivos e todas as atividades deram muito certo na nossa turma”, disse.


Fernando relatou ainda o que os alunos aprenderam com as atividades, especialmente dentro do tema “Se esse bairro fosse meu”. “Na primeira atividade, por exemplo, onde você sai com eles e traz informações sobre o bairro, a gente trabalha a questão do letramento, a produção de texto, a criticidade, onde eles têm que apontar o que é bom e o que é ruim, o que é bonito e o que é feio. As crianças tiveram que parar para trabalhar, pararam para realmente ‘ativar a mente’ e isso é muito bom”, comentou.


O educador continuou compartilhando sobre as habilidades desenvolvidas com os alunos durante essa etapa. “Trabalhamos muito a questão motora da criança, a psicomotricidade de organizar a mente, trabalhar com uma questão-problema onde eles tiveram que pensar bastante. Trabalhar em grupo com eles também é muito importante porque um ajuda o outro, eles aprendem a escutar, a troca e a interação entre eles melhora muito. Eu tenho um aluno que é cadeirante e ele não é muito de se comunicar, então eu coloquei uma aluna do lado dele e ela foi instigando, incentivando, falando para perguntar para ele e tudo aconteceu de forma muito natural. Teve a questão do pensar e do fazer, da criança usar o lúdico e a imaginação para criar e produzir, enfim foi tudo muito bom”, completou.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comentarios


bottom of page