top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Educadores compartilham trabalhos, ideias e tiram dúvidas sobre atividades em roda de conversa

Na segunda-feira (13) aconteceu a 1ª Roda de Conversa com Educadores de 2023, uma parceria entre o Ativamente e a Secretaria Municipal de Educação. O encontro on-line foi voltado aos professores dos primeiros anos das escolas municipais e foi conduzido pela pedagoga Roberta Taffarello.


A roda teve muito bate-papo, momentos para compartilhar os trabalhos que já vêm sendo realizados este ano e também contou com uma breve explicação sobre o material do Ativamente utilizado pelos professores em sala de aula.


Encontro on-line reuniu dezenas de educadores da rede municipal de ensino.


Em um primeiro momento, professoras da Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado compartilharam com o grupo sobre a atividade “A visita da Robô” que desenvolveram com suas turmas. Elas contaram como a atividade trabalhou diversas habilidades dos alunos e destacaram o entusiasmo dos estudantes ao criarem seus próprios robozinhos. O destaque ficou por conta da criatividade das crianças e da participação da família, já que os robôs foram construídos em casa e depois levados para as salas de aula, onde cada aluno pôde apresentar seu robô. O sucesso foi tanto, que a escola resolveu realizar uma exposição com os robôs que os estudantes construíram (vamos falar dessa exposição em breve aqui no blog).


Ainda durante o bate-papo, Roberta destacou o empenho das educadoras e educadores na execução das atividades propostas e também a importância do olhar de cada professor na hora de trabalhar com os alunos, levando sempre em consideração o contexto de cada turma e escola.


Por fim, a pedagoga discorreu brevemente sobre cada atividade proposta para essa primeira etapa de 2023, tirou dúvidas e deu dicas para deixar as atividades ainda mais interessantes, divertidas e lúdicas para os alunos. Pensar brincando, esse é o caminho para que cada aluno cresça e aprenda de forma criativa.


“Essa primeira roda de conversa que fizemos já nos permite perceber a importância dela para o andamento do projeto Ativamente, porque é nesse momento que a gente reúne os professores de 1º ano e consegue conversar a respeito das apostilas das atividades e assim é possível estabelecer uma boa relação com eles, esclarecendo dúvidas, resolvendo algumas questões, trazendo orientações. Também é nesse momento que conseguimos explicar melhor como utilizar o baú mágico, mostrar como ele funciona e que está disponível para os professores, que eles podem entrar em contato e solicitar materiais que vão enriquecer as atividades. Durante o encontro nós conseguimos conversar com professores muito engajados, mostrar as boas práticas dentro do Ativamente e compartilhar trabalhos que vão além do que a apostila propõe. Então, esses encontros são para isso, para que possamos pensar além juntos, para que possamos criar um ambiente onde os professores consigam compartilhar suas experiências e pensar em mais ideias para ampliar as atividades propostas. Sendo assim, essas rodas de conversas surgem como oportunidade para troca de experiências, para uma troca de vivências na sala de aula com o Ativamente”, finalizou Laureane Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




Comments


bottom of page