top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Encontro com professores aborda computação na educação básica

Na última quinta-feira (09) aconteceu o Encontro de Educadores com o Ativamente, que teve como tema principal a computação na educação básica. A reunião on-line contou com professores do 6º ao 9º ano e foi conduzida pela pedagoga Roberta Taffarello, que é Especialista em Educação Especial e em Tecnologia Educacional, professora no ensino fundamental 1, professora formadora em Vinhedo (SP), Google Trainer e faz parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa de Vinhedo.


Durante o encontro, Roberta discorreu sobre a computação na educação básica e o complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela também falou brevemente sobre a nova Lei nº 14.533/2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED, e aponta a computação na educação básica como um alicerce para a transformação social e cultural, atuando positivamente na vida dos cidadãos.


Encontro on-line reuniu dezenas de educadores da rede municipal de ensino.


Na conversa, a pedagoga ainda enfatizou que computação é diferente de informática, e que não há uma dependência direta do computador. Além disso, é possível atrelar as disciplinas do currículo escolar à computação e suas ferramentas.


Roberta também destacou os eixos da computação na educação básica (cultura digital, mundo digital e pensamento computacional), com exemplos de aplicações dos pilares do pensamento computacional em atividades do cotidiano escolar.


Ainda durante o encontro, foi abordada a questão do uso digital por adolescentes e como isso também está atrelado ao ensino da computação na educação básica. Ao preparar os alunos para os desafios futuros e para todas as novidades que chegam com apenas um clique, é preciso uma compreensão plena do mundo, para que todo estudante se torne um cidadão criativo, resiliente, responsável, colaborativo e com pensamento crítico.


"A equipe do Ativamente está sempre muito conectada às transformações que a educação vem recebendo nos últimos tempos, principalmente quando o assunto é a educação digital. O encontro tem o objetivo não só de compartilhar informações pertinentes aos educadores, como também pavimentar o caminho de parceria entre o Ativamente e as escolas, para que a gente possa estar sempre aprimorando a aplicação do projeto e atendendo às diferentes realidades educacionais", destacou o diretor de experiência educacional e expansão do Ativamente, Gustavo Bonafé.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page