top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Encontro Formativo fala de inovação, mudanças significativas e processos de aprendizagem

Na última quarta-feira (03) foi realizado um Encontro Formativo on-line com professores de 1º e 2º anos. O encontro contou com a participação de mais de 100 educadores, que atuam nas 25 escolas da rede municipal de ensino, onde a 1ª etapa do projeto Ativamente – ‘Poços Educação para o Futuro’, já está em andamento.


A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, através da pedagoga Thais Morgana, responsável pelo Projeto Poços Educação para o Futuro na SME e o bate-papo foi conduzido pelo diretor pedagógico da A Recreativa Educação, Diego Kenji de Almeida Marihama.



Encontro formativo abordou temas importantes para os educadores.


O tema principal do Encontro foi “Como podemos tornar as escolas mais atraentes?” e a partir desta pergunta, o diretor pedagógico discorreu sobre a importância de se trabalhar o conhecimento colocando o aluno no centro deste processo e destacou ainda que as características de cada instituição e de cada educador são importantes na jornada de ensino e aprendizagem.


Ao falar de inovação, Diego comentou que ela está em todos os espaços e que é um caminho trilhado degrau por degrau, apontando que, nesse processo, enxergar o olhar criativo dos alunos, especialmente de primeiro e segundo ano, é fundamental. “O aprendizado precisa chegar ao aluno, só assim haverá resultado e a inovação pode começar em pequena escala, indo além daqueles que já falam a nossa língua”, disse.


O diretor pedagógico também apontou os tipos de mudanças significativas que podem ser realizadas em sala de aula, destacando que o relacionamento com os alunos é o primeiro caminho para uma aprendizagem mais aberta, onde os educadores conhecem os alunos, suas dificuldades e habilidades. Além disso, descobrir e entender as melhores práticas e quais caminhos seguir nas ações pedagógicas também são essenciais nesse processo de mudanças e melhorias.


Por fim, Diego apontou que uma avaliação de todos os caminhos a se seguir abre portas para a tecnologia e para a inovação, onde as metodologias ativas podem ser combinadas com o uso de metodologias digitais. “As mudanças precisam sempre ser significativas para os alunos”, finalizou.

 

Mais um encontro

Já na quinta-feira (04) foi a vez dos educadores das turmas do 3º ao 5º ano participarem de um encontro formativo on-line. Além de abordar Tecnologia, Inovação e Como tornar as aulas mais atraentes, o encontro tratou também dos fundamentos da aprendizagem criativa, a história escola ativa, a importância do diálogo e a necessidade de sempre se pensar no aluno como protagonista, criando um processo de aprendizagem voltado para as necessidades dos estudantes.


Comunicação entre os professores e o Ativamente é fundamental no dia a dia nas escolas.


Ainda durante esse encontro, os educadores puderam compartilhar suas impressões sobre o projeto, expor dúvidas e entender um pouco mais sobre a construção das atividades e o tema central que será trabalhado este ano durante as aulas do Ativamente.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto “Poços Educação para o Futuro”, que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

תגובות


bottom of page