top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Equipe Ativamente aplica espiral da Aprendizagem Criativa para cocriação do método com a rede

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Para isso, a equipe realiza visitas e cultiva espaços para que o método se adapte às demandas de cada unidade educacional do município. Essa dinâmica resulta em planos de ação para a melhoria contínua do projeto, seguindo as fases da espiral de Aprendizagem Criativa.

Alunas da escola CAIC em Poços de Caldas na aula do Ativamente


Como poderíamos trabalhar com Aprendizagem Criativa sem colocá-la em prática no próprio trabalho?


Assim como a proposta de Aprendizagem Criativa, o método Ativamente é um projeto vivo, que considera todas as manifestações de criação, colaboração, paixão e diversão. Segundo a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, o processo de aprendizagem enriquece, “quando somos incentivados a trocar ideias com outras pessoas e a explorar os materiais e conceitos envolvidos no projeto de forma livre e descontraída.”


Isso significa que a cocriação dos professores é fundamental para que o método Ativamente ganhe vida nas escolas. E isso já está acontecendo!


Gustavo Bonafé fala sobre o processo de cocriação no Ativamente


O diálogo e a escuta ativa são os pontos de partida da cocriação. Por isso, criamos canais de diálogo com os educadores e educadoras, para, a partir da diversidade de percepções, fortalecer o poder de cocriação do método. Além disso, realizamos visitas e conversas nas escolas, com foco na experiência educacional.


Os professores expressam suas ideias por meio de conversas e críticas construtivas em formulários de avaliação. Além disso, criam e experimentam práticas inspiradoras em suas aulas e compartilham com a rede no blog do Ativamente. E as monitorias, que apoiam os professores na aplicação das aulas de aprendizagem criativa do Ativamente, também estão colaborando com suas percepções e sugestões de cocriação.


Ao longo desse processo, a gente destaca aquilo que tem dado certo, e enriquece aquilo que pode ser aprimorado. Tanto em termos de recursos utilizados, quanto em processos estabelecidos, formas de cultivar as relações e na própria identidade do programa.


Assim como a Aprendizagem Criativa tem a sua espiral, nós também temos a nossa própria, inspirada na criação de Mitchel Resnick. Lá atrás nós imaginamos, depois nós criamos, e então realizamos. A partir daí, abrimos espaço para a escuta ativa, que gerou uma série de reflexões que nos permitem um novo imaginar.


Por exemplo: recebemos o pedido para que tivéssemos materiais mais lúdicos e maiores para os primeiros e segundos anos – em complemento ao que foi entregue na primeira etapa. Para atender a essa demanda, nossa equipe pedagógica está revisitando o conteúdo do projeto e fazendo as adaptações necessárias. Assim, na próxima entrega, daremos este retorno aos educadores.


Espiral da Aprendizagem Criativa


A espiral da Aprendizagem Criativa segue uma sequência que se reinicia em vários momentos do processo, e, a cada novo começo, entramos com uma visão diferente de criação e construção. Isso faz com que consigamos desenvolver projetos de forma dinâmica e, ao mesmo tempo, deixá-los cada vez mais interessantes a cada ciclo da espiral.


Ela propõe imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir, imaginar novamente… Recomeçando assim a sequência da espiral. É um caminho que estimula um ritmo proativo de fazer as coisas, além da coragem de seguir em frente e experimentar coisas novas.


Mitchel Resnick, autor do livro Jardim de Infância para a Vida Toda, diz que:


A espiral da Aprendizagem Criativa é o motor do pensamento criativo. À medida que as crianças do jardim de infância percorrem a espiral, elas desenvolvem e refinam suas habilidades como pensadoras criativas, aprendem a desenvolver as próprias ideias, testá-las, experimentar alternativas, obter as opiniões de outras pessoas e criar ideias baseadas em suas experiências.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Σχόλια


bottom of page