top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Estimulando estudantes com teoria, prática e tecnologia

A professora Maria Helena de Lima dá aulas de geografia e contou como tem sido a experiência com o Ativamente nas turmas de sextos anos (A, B e C), da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.


Atividades estimulam cooperação, autonomia e resolução de problemas.


Segundo a educadora, as propostas deste ano vieram ao encontro do que ocorre no dia a dia dos estudantes. Além de incentivarem a curiosidade, as atividades despertam nos alunos o desejo de descobrir, investigar e criar. “Além de estudarem o perfil climático de Poços de Caldas, eles aprenderam sobre a medição da chuva com o projeto do pluviômetro. Eles ficaram fascinados com a tecnologia do LED, descobrindo que são capazes e conseguem executar. Ao idealizarem o projeto do pluviômetro, viraram cientistas, posso dizer que as habilidades trabalhadas foram alcançadas com a influência e a capacidade dos monitores, que souberam conduzir as ações de forma a despertar o desejo de aprender e descobrir”, disse.


Ainda de acordo com a professora, as atividades da 1º etapa deram aos estudantes a oportunidade de interagir com o mundo virtual e tecnológico, deixando as aulas sempre muito participativas. “Com o uso das ferramentas ativas de aprendizado, a tecnologia digital e a eletrônica, a comunicação entre educador e aluno foi fluida e o interesse pelo assunto abordado nas aulas foi genuíno, o que favoreceu o desenvolvimento da cooperação, a autonomia, o pensamento criativo e a resolução de problemas”, explicou.


Estudantes ficam animados com as ferramentas que utilizam para desenvolver os projetos.


Como educadora, Maria Helena busca trabalhar de forma interdisciplinar, fazendo com que as aulas do currículo escolar sejam atrativas, dinâmicas e estimulantes e que o Ativamente seja mais uma ferramenta a contribuir com o aprendizado como um todo. “Eu busco fomentar uma aprendizagem criativa, incentivando o trabalho em grupo e comunicação entre saberes do currículo escolar. Trabalho com a possibilidade de utilizar jogos e desafios em situações de sala de aula para um maior engajamento e também com ações que promovam aprendizagem e a resolução de problemas. Acredito que nossos estudantes podem construir seus saberes de forma colaborativa, por meio da solução de desafios, bem como precisam criar, explorar, e testar hipóteses a partir da vivência de cada um”, destacou.


Por fim, a professora listou alguns pontos de destaque no projeto, ou como ela mesma diz ‘O Ativamente nos faz pensar’:


- Na utilização das tecnologias educacionais com o uso da realidade virtual;

- Nas diferentes práticas do dia a dia em sala de aula com caráter interdisciplinar das atividades;

- No diálogo entre teoria e prática, com desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo de nossos estudantes;

- Em estimular e favorecer nossos estudantes para que eles sejam protagonistas da própria aprendizagem.




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comentários


bottom of page