top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Estúdio Pedagógico enriquece atividades e alcança necessidades de alunos e professores

O Estúdio Pedagógico do Ativamente já está em funcionamento e veio para enriquecer as atividades, o aprendizado e as habilidades dos alunos, professores e monitores.


O Estúdio tem o objetivo de alcançar as peculiaridades e necessidades de cada escola, turma e também dos educadores. Conhecendo a realidade das salas de aula, os monitores utilizam espaço para estudar, desenvolver e criar conteúdos que façam sentido com a realidade dos alunos e das escolas. “A ideia é trabalhar e levar conteúdos alinhados com cada cidade onde o Ativamente está atuando, é uma maneira de ampliar o nosso repertório,” disse Laureane Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.


Monitores aproveitam o Estúdio Pedagógico para compartilhar ideias, pesquisar e criar.


Segundo Isabela Domingues, monitora que também atua coordenando as atividades desenvolvidas no Estúdio, o ambiente é totalmente novo e desafiador. Segundo ela, o Estúdio funcionará através de um grupo de desenvolvimento, que trará um produto apostilado de forma instantânea. “O processo de criação da atividade se dá por meio de uma ideia central sobre determinado tema, do qual será gerado uma apostila de 4 a 8 atividades, visando todas as etapas do processo, desde seus objetivos, habilidades BNCC trabalhadas e o passo a passo para a atividade. Depois disso, as atividades passam por um processo de curadoria, ou seja, um processo de melhoria e aperfeiçoamento das propostas e atividades, gerando uma apostila totalmente pronta para utilização do professor”, explicou.


E como os monitores utilizam, desenvolvem habilidades e colocam as ideias em prática no Estúdio? Segundo Laureane, dentro da logística de cada um dentro de sala de aula, eles têm um período em um dia da semana para dedicação aos estudos e projetos no espaço. Ali, junto aos recursos tecnológicos e as plataformas disponibilizadas pelo Ativamente, a equipe se organiza e elabora novas atividades, sempre pensando nas demandas dos professores e de acordo com os assuntos que façam sentido para cada turma.


“Trabalhamos com todo tipo de conteúdo de acordo com as disciplinas que já estão no currículo escolar. O estúdio pedagógico consegue fazer uma ponte com o professor, a gente consegue elaborar uma atividade de acordo com a necessidade e a demanda do professor, seja na matemática, história, geografia, ciências ou língua portuguesa. Com a criatividade dos monitores, os recursos tecnológicos que dispomos e a equipe pedagógica validando tudo, a gente consegue criar as atividades de acordo com o tema solicitado pelo professor. Tudo isso com o respaldo da pedagoga Roberta Taffarello, que é a coordenadora pedagógica do Ativamente e é quem faz a curadoria principal desses projetos desenvolvidos pelos monitores e equipe interna”, explicou.



Através do Estúdio é possível personalizar atividades de acordo com a realidade de cada turma e escola.


“O Estúdio Pedagógico traz a evolução de um sistema de ensino. Através dele, é possível personalizar as atividades aos municípios, escolas, professores, turmas e então contemplar peculiaridades e trazer acessibilidade de diversas formas. O uso de uma equipe pedagógica e de inteligência artificial permite que isso ocorra. O Estúdio Pedagógico Ativamente é o primeiro que temos noticia alinhando profissionais especializados com redes neurais e inteligência artificial para proporcionar isto”, destacou Rubens Massa, CEO da A Recreativa.




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




Commentaires


bottom of page