top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Estudo coletivo sobre Aprendizagem Criativa

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Nesta terça (24) a diretora da Escola Municipal Vitalina Rossi, Denise Nery, nos contou sobre a experiência da sua equipe com a Aprendizagem Criativa.

Atividade de aprendizagem criativa desenvolvida por uma aluna da Escola Municipal Vitalina Rossi


Antes mesmo do método Ativamente ser implementado, a equipe pedagógica da escola iniciou um estudo coletivo sobre o livro Jardim de Infância para a Vida Toda, do professor Mitchel Resnick — que aborda a Aprendizagem Criativa.


Denise conta que este estudo despertou um diálogo sobre o resultado da educação na vida dos alunos (no âmbito individual e social). A partir dessa reflexão, o grupo escolheu por formar pessoas que “resolvam seus próprios problemas e que possam aprender a lidar com incertezas e mudanças”, diz Denise.


O protagonismo do aluno e a sala de aula invertida (que estimula a investigação por parte dos estudantes) foram questões que os educadores identificaram como caminhos para aplicar a Aprendizagem Criativa.


Denise reflete que, dessa maneira, é possível despertar o amor pelo aprendizado. E para a equipe pedagógica da escola, o trabalho entre pares é essencial.


Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do método Ativamente, perguntou para Denise sobre a importância e os benefícios desse estudo coletivo. E quais transformações a iniciativa proporcionou. A resposta da Denise foi bastante clara e, ao mesmo tempo, inspiradora. Por isso, segue seu depoimento na íntegra na próxima seção deste texto.


Depoimento da diretora Denise Nery


Refletimos sobre a criatividade, que pode ser aprendida se desenvolvermos a experimentação, a investigação e a exploração, a partir dos interesses e paixões dos alunos.


A disposição da sala de aula é fundamental para que tais objetivos sejam alcançados. E não podemos deixar de lado a cultura do respeito por si e pelo outro. Além de eleger os valores mais importantes de cada turma e trabalhar atividades que levem a ludicidade (e que resultem em valiosas experiências de aprendizagem).


Por fim, como poderíamos avaliar esse tipo de atividade? Através das habilidades e competências e não por meio de nota.


Depois desse estudo, os professores têm procurado modificar suas aulas, fazendo questão de compartilhar com os colegas as novas experiências.


Mais um trabalho de aprendizagem criativa na Escola Municipal Vitalina Rossi


A Aprendizagem Criativa e os educadores


O interesse por uma aprendizagem significativa faz parte da vida dos educadores atualmente, mas encontrar formas para que isso ocorra é um desafio constante.


Várias técnicas e teorias nos auxiliam nessa caminhada. Porém, cada contexto tem seus próprios níveis de complexidade — o que faz com que a percepção, intuição e criatividade dos educadores tenha um papel essencial nessa trajetória rumo à transformação.


Como humanos, somos eternos aprendizes. Aprender talvez seja o sentido da vida.


Aprender a Aprender, de Rubem Alves


Eu sou um educador. Um educador é uma pessoa que ama as crianças. Mas não basta amar as crianças. Ele tem de ter vontade de ensinar o mundo às crianças. Primeiro porque o mundo é muito divertido. E as crianças ficarão alegres em aprender o mundo. Segundo porque é preciso aprender o mundo pra gente viver, pra gente fazer as coisas. Então eu sou um educador. Eu tenho um jeito meu de ensinar. Meu jeito de ensinar é contando histórias. Eu sou um contador de histórias.


O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática criada pela equipe pedagógica da Escola Municipal Vitalina Rossi é o segundo estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!



Comments


bottom of page