top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

‘Férias Ativamente’ auxilia a autonomia e o desenvolvimento dos alunos

Atualizado: 9 de nov. de 2022

As aulas nas escolas municipais já voltaram, mas não podemos esquecer que durante o recesso escolar, além do descanso e das brincadeiras, teve também muito aprendizado. É claro que estamos falando do projeto ‘Férias Ativamente’, que aconteceu de 11 a 22 de julho e contou com diversas atividades criativas e de aprendizagem monitoradas, além da criação de projetos nos laboratórios de informática.


Alunos aprenderam brincando durante o projeto 'Férias Ativamente.'


Teve atividade nos quatro cantos da cidade, nas zonas Sul, Leste, Oeste e Centro. Foram dias com várias experiências de aprendizagem, cooperação e socialização e o projeto também proporcionou aos estudantes a oportunidade de compreender ainda mais as ferramentas e plataformas do Ativamente utilizadas em sala de aula e nos laboratórios.


A monitora Letícia Rabelo falou sobre sua experiência durante os dias do ‘Férias Ativamente’:


Durante a primeira semana das férias foi bacana perceber que os alunos que já haviam tido contato com o Scratch, ficavam muito animados quando viam que o utilizaríamos novamente para a execução da atividade. E os que não tinham ainda contato ficavam curiosos, querendo explorar e começar logo. Quando viam que seu protótipo estava na tela, era legal, mas a descoberta de que usando alguns blocos de programação o projeto ia ganhando vida, era maravilhoso!”


Quem também deu seu depoimento foi a monitora Isabela Maria Domingues Silva:

O ‘Férias Ativamente’ foi um salto no desenvolvimento e desempenho dos alunos. Dois deles, os primos João e Heloísa, estudantes do 4° ano da escola José Raphael Santos Netto, ficaram acanhados no início, mas quando tiveram contato com a plataforma e com as possibilidades que foram criadas na frente deles, se sentiram confiantes ao criarem jogos como a ‘Coleta’ e o ‘Gato e Rato’. Eles vinham com a tarefa de casa pronta, pesquisavam sozinhos e queriam saber mais das possibilidades que eles teriam ao mexer no Scracth. Ao retornarem às aulas, quando me encontrei com os dois, eles falaram: “tia, pode deixar que eu sei fazer”, demonstrando muita autonomia e anseio pelo saber da programação. Outro ponto que me surpreendeu foi com uma aluna do 2° ano, a Karin. Ela não teve contato com as atividades plugadas, apenas tinha passado pelas atividades desplugadas do período regular das aulas, mas ao se deparar com as atividades computacionais se deu mil vezes melhor e possuía mais autonomia e confiança nas atividades pelo Code.org.”



Monitora Isabela e alguns dos alunos que participaram do 'Férias Ativamente'.

Pelos depoimentos é possível perceber que o ‘Férias Ativamente’ cumpriu sua missão de continuar trabalhando com a aprendizagem criativa, promovendo a interação entre os alunos e estimulando o desenvolvimento das competências socioemocionais. E isso do jeito que o Ativamente mais preza: de forma leve e divertida, onde se aprende brincando.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!







Commentaires


bottom of page