top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Férias Ativamente leva diversão e aprendizagem para os estudantes

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Será que dá para brincar e aprender durante as férias? A resposta é sim, claro que dá! E a equipe ‘Férias Ativamente’ mostra que a criançada está animada colocando em prática, de forma leve e divertida, aquilo que já aprenderam com o Ativamente nos laboratórios das escolas.


Alunos aproveitam as Férias Ativamente para continuar aprendendo de forma criativa.


Para que os alunos pudessem diversificar as formas de aprendizagem, surgiu o Projeto ‘Férias Ativamente’, com laboratórios de informática e várias atividades criativas monitoradas. As ações acontecem em todas as regiões da cidade: Zona Sul (IF Sul de Minas), Zona Oeste (UNIFEOB- Shopping), Zona Leste (SENAC) e no Centro (Escola Criatividade). A ideia é que durante as atividades os alunos do 3° ao 5° ano criem uma animação ou um jogo através da plataforma Scratch, utilizada no método Ativamente; enquanto os alunos do 1° e 2° ano usem a plataforma Code.org para iniciar o processo de compreensão da linguagem de Programação.


Segundo os monitores do Ativamente, a experiência com os alunos neste período tem sido bastante proveitosa e enriquecedora. Eles contam que muitos alunos do 1° e 2° ano chegam preparados para as atividades do Code.org, justamente porque já passaram pelas atividades desplugadas na escola. Alguns já sabem lidar superbem com a plataforma e aprendem cada vez mais rápido, tendo agilidade para compreender os comandos.


Sem contar que, ao brincarem de criar jogos e animações, a imaginação das crianças vai longe, ainda mais com a ajuda dos monitores. Não há limites quando deixam a criatividade fluir!


Estudantes estão animados com que estão aprendendo durante as Férias Ativamente.

Segundo a monitora Thais Vilela, é visível o interesse dos estudantes pelo Ativamente. Além disso, os pais de alunos também têm se encantado com o comportamento das crianças que participam do projeto. “Deixamos os responsáveis observarem um pouco o trabalho que estávamos fazendo com as crianças e as mães ficaram maravilhadas com o nível de concentração e a criatividade delas. As atividades são bem interativas no sentido de resolução de problemas e isso é bem legal, achei uma boa oportunidade os pais participarem, acho que o Ativamente abre muitas possibilidades,” contou.


É importante ressaltar que a adesão às Férias Ativamente é totalmente voluntária, ou seja, a iniciativa parte dos próprios alunos, que interessados no projeto, querem participar mesmo que as ações não façam parte da grade curricular das escolas.

Além de incentivar a aprendizagem criativa, o projeto 'Férias Ativamente' trabalha a cooperação e a sociabilização entre os alunos. “Todos interagem com crianças de outras escolas, ou da mesma escola, mas de turmas diferentes. Nós vimos esses dias uma menina do 4º ano ajudando um menino do 2 º ano, então essas trocas são bem interessantes do ponto de vista pedagógico,” destacou Thaís.


Com o Ativamente dá para aprender de forma leve e criativa.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

コメント


bottom of page