top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Crianças das escolas rurais de Poços de Caldas têm acesso à internet estável e de alta velocidade

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Entendendo que os recursos educacionais não devem ser restritos a nenhuma escola, o Ativamente procurou garantir a infraestrutura básica para que o projeto acontecesse em todas as unidades do município.

Crianças da Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, na zona rural, realizam atividades on-line nas aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente


Para isso, foi preciso superar alguns desafios, como o acesso à internet nas escolas rurais. O que se tornou uma conquista para toda a comunidade escolar. A diretora da Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, Angélica Oliveira, contou que a qualidade do acesso à internet é muito importante para as escolas da zona rural. “Pelo distanciamento da cidade a internet possibilita uma comunicação muito mais rápida”, falou Angélica.


Falando mais especificamente das crianças, elas estão adorando as novas possibilidades. “Sexta passada foi a nossa primeira aula no notebook. Os alunos gostaram muito. Querem participar novamente. A maioria não tem acesso a computadores, o que torna essa aula muito interessante para eles”, afirmou a diretora.


No texto a seguir, Vinícius Carneiro, diretor de operações do Ativamente, conta como foi a instalação da internet nas escolas rurais de Poços de Caldas.


As aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente estão a todo vapor nas escolas rurais de Poços de Caldas


A instalação da internet nas escolas rurais, por Vinícius Carneiro


Antes do início do projeto a equipe do Ativamente visitou todas as escolas. Nesse momento percebemos que poderíamos ter problemas com a conexão da internet nas escolas rurais. Então eu comecei a pesquisar alternativas para solucionar problemas de internet nas fazendas. Nessa pesquisa eu descobri um roteador para zonas afastadas. Depois de 2 semanas voltamos em cada escola da zona rural para testar o roteador. Ele funcionou em 3 escolas, mas na Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira não.


A diretora dessa escola nos contou que lá o telefone não funcionava direito, nem a internet. Para usar a internet do celular, eles precisavam sair da escola e subir um morro. Tirando isso, eles não tinham comunicação com a cidade. A prefeitura providenciou uma internet para a escola, mas ela não estava funcionando muito bem. Para as aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente, se a internet ficasse um dia sem funcionar, seria muito prejudicial.


Nesse momento pensamos: e agora?! Foi quando começamos a procurar outras alternativas. Conversamos com algumas pessoas de um restaurante próximo à escola e eles falaram que conheciam uma provedora de internet para fazendas. Então, eu liguei para a operadora e marquei uma visita na escola. Essa já era a minha terceira visita lá. O técnico subiu no telhado e falou: “Tem um morro ali na frente que talvez atrapalhe para o sinal da internet chegar, porque a antena que transmite o sinal da internet fica atrás do morro.” Então entramos no Google Earth e verificamos a Zona de Fresnel, para ver se precisava colocar uma antena no meio do caminho, ou seja, no morro.


Não foi preciso colocar a antena no morro, mas tivemos que comprar alguns equipamentos importados (e mais potentes) para captar a internet da antena original, que fica no Cristo de Poços de Caldas. Importamos os equipamentos – que demoraram cerca de um mês e meio para chegar no Brasil. Assim que os equipamentos chegaram nós providenciamos a instalação.


Na sexta-feira (24) aconteceu a primeira aula de Aprendizagem Criativa na Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira. Eu tive um certo receio se a internet ia funcionar ou não, porque a tecnologia dela é a rádio e, pela minha experiência, a internet a rádio é sempre muito complicada, dá muito trabalho. Depois que fizemos os testes vimos que a internet estava rodando tranquilamente, sem nenhum problema. A partir daquele momento eu tive certeza de que ia dar certo. Quando as crianças chegaram e conseguiram acessar a internet foi uma satisfação muito grande! É muito bonito ver a tecnologia chegando nesses lugares mais afastados, onde o acesso é muito difícil. Foi realmente muito bom o sentimento de realização.


As crianças adoraram o projeto! Quando a aula acabou elas perguntaram: “E aí, quando vocês vão voltar? Quais serão as próximas aulas? Nós gostamos demais!” E nós vamos voltar muitas vezes, na quarta e na sexta dessa semana, por exemplo, vamos repor algumas aulas que eles não tiveram no período em que não tinha acesso à internet.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page