top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Professora cria labirinto gigante para deixar a atividade Labirinto da Robô mais divertida e curiosa

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Labirinto da Robô é a primeira atividade de Aprendizagem Criativa do Ativamente destinada aos alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental I.

Crianças do 1º ano da Escola Municipal Dona Vicentina Massa realizando a atividade de Aprendizagem Criativa Labirinto da Robô


A ideia é ajudar a Robô a passar pelo labirinto usando setas para orientar por onde ela deve seguir. Nessa atividade os alunos desenvolvem habilidades artísticas ao criar a personagem, o labirinto e os obstáculos; de raciocínio lógico ao organizar as setas de direção; e de coordenação ao trabalhar precisão, sentido e direção. "Esses são os conceitos básicos para o desenvolvimento do pensamento computacional que guia o modelo de Aprendizagem Criativa adotado pelo Ativamente", afirmou Rubens Massa, pesquisador e idealizador do método.


Porém, nada disso seria possível sem a participação ativa e cocriativa dos professores e professoras. Aline Luciano, professora do 1º ano da Escola Municipal Dona Vicentina Massa, contou que quando leu a proposta da atividade sentiu que precisava deixá-la mais concreta para que os alunos compreendessem a ideia. “Então eu desenhei um labirinto grande no papel kraft e cortei as setas grandes também. E cada sentido da seta tinha uma cor diferente”, citou Aline.


Para deixar a atividade lúdica e significativa, Aline posicionou o labirinto no meio da sala e propôs que todos fizessem a atividade juntos. “Cada aluno colocou uma seta no labirinto. Depois que eles terminaram, que eles entenderam a proposta, aí eu fui pro papel”, relatou a professora. Aline disse que as crianças gostaram e conseguiram entender a proposta da atividade. “Quando eu dei a segunda atividade do projeto Ativamente, eles já faziam a assimilação com a atividade 1 e já reconheciam as direções. No geral, os objetivos da atividade foram atingidos”, finalizou Aline.

A professora Aline registrou a atividade. Dê o play para ver o registro!


O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras


Esta prática é o quarto estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)


Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!


Comments


bottom of page