top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Mais conhecimento sobre o fundo do mar

“Animais do Fundo do Mar” é o tema das primeiras atividades da 3ª etapa do Ativamente que vêm sendo trabalhadas com alunos de 4º ano. E como o assunto está alinhado ao conteúdo estudado em sala de aula, o 4º ano B, da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC), resolveu explorar ainda mais o assunto através de maquetes, mostrando um pouco mais desse incrível mundo que é o fundo do mar. Quem nos contou sobre essa ‘aventura’ foi a professora Josenilda Reis Teixeira Fernandes.


Maquetes foram inspiradas nas atividades sobre o fundo do mar.


Na proposta do Ativamente, as atividades sobre os animais do fundo do mar têm o objetivo de incentivar o uso das tecnologias computacionais para pesquisa, desenvolvimento do pensamento crítico e resolução de problemas, além de auxiliar os alunos na identificação e diferenciação de animais terrestres, aquáticos e aéreos. Na biblioteca do Scratch, os estudantes pesquisam e selecionam vários animais, identificando o habitat de cada um deles. Depois, utilizando a ferramenta, constroem uma história no fundo do mar inserindo os animais aquáticos.


Amplo e cheio de possibilidades, a educadora contou que não foi difícil introduzir o assunto em várias disciplinas como Ciências, Geografia e até mesmo Língua Portuguesa, já que os alunos também vão elaborar um poema sobre o tema. “Trabalhar a interdisciplinaridade enriquece o aprendizado das crianças e permite uma melhor fixação da proposta, uma vez que ela é trabalhada em várias disciplinas e de maneiras diversas”, disse.


A ideia do trabalho com maquetes veio das próprias crianças, que ficaram encantadas com o tema. Assim, a construção permitiu muita troca e enriqueceu o aprendizado dos alunos. “Para a execução nós compartilhamos imagens do fundo do mar, discutimos sobre os seres que lá habitam e depois os alunos coloriram as caixas de sapato com guache, colaram pedrinhas, conchinhas e confeccionaram os seres do fundo do mar com massinha. Eles ficaram orgulhosos do resultado final e eu também”, contou a professora.


Alunos se encantaram com o tema e aprofundaram o conhecimento com as maquetes.


A educadora ainda compartilhou suas impressões sobre o Ativamente e a terceira etapa do projeto. “O Ativamente é um momento de atividade em grupo que permite a cooperação, a ampliação do conhecimento e, para muitos, é o único contato com a tecnologia e a internet. Um momento ímpar onde as crianças participam ativa e prazerosamente, ampliando seus conhecimentos de maneira lúdica. A proposta da terceira etapa foi bem interessante, pois despertou a curiosidade dos alunos, abrindo para mim um leque enorme de possibilidades a serem trabalhadas,” destacou.


E ainda não acabou! Além do poema que os alunos irão produzir, a turma também vai assistir um filme sobre o tema. Muito bacana acompanhar alunos e educadores tão engajados nessa jornada!


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




Comments


bottom of page