top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Mais descobertas, muito conhecimento

Estudantes de 9º ano já estão tendo os primeiros contatos com o Arduino, uma plataforma que pode ser utilizada para se criar os mais variados tipos de protótipos. Através dela, durante as aulas do Ativamente, os alunos farão novas descobertas dentro do mundo da Robótica.


Plataforma Arduino será bastante explorada durante as aulas do Ativamente.


Para as turmas do Ensino Fundamental 2, as atividades se aprofundam no mundo da eletrônica e seus componentes, essenciais para se aprender mais sobre robótica. Eles irão explorar sensores, motores, sistemas de alarmes e até, no caso do 9º ano especificamente, criar a programação do Arduino usando um sensor de umidade, em atividade que trabalha a irrigação automática utilizando a ferramenta.


Aprofundar os conceitos de eletrônica e da programação em blocos, recursos fundamentais nos projetos com o Arduino, acaba criando muitas possibilidades de aprendizado e, claro, a criatividade e a curiosidade dos estudantes ficam ainda mais afloradas.


Algumas alunas do 9º ano lá da Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto falaram sobre o projeto e também sobre a oportunidade de adquirir novos conhecimentos através das atividades propostas e da nova ferramenta. Veja só o depoimento delas:


Isadora da Silva Santos – "Eu achei um projeto muito legal de ter na nossa escola, porque ele aprimora os nossos conhecimentos e fora que as aulas são muito divertidas, são aulas mais práticas e é muito legal que a gente possa ter novos conhecimentos assim."


Larissa Gonçalves Pereira – "A gente muito animada porque o Ativamente é uma coisa muito diferente que acontece na nossa escola, é tipo algo extracurricular e não tem muito esse tipo de atividade, então, por conta disso a gente tá muito animada porque vamos aprender mais e são coisas que vão aprimorar nossos conhecimentos pra coisas importantes."


Ana Clara Norberto –" Eu achei muito interessante [o Arduino] porque a gente podendo aprender mais, entender mais sobre a tecnologia, porque geralmente a gente mexe e não sabe bem com o que está lidando. Eu espero que a gente possa aprender cada vez mais pra poder usar a tecnologia com sabedoria, tendo mais conhecimento."



Estudantes tiveram os primeiros contatos com a ferramenta.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page