top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Mão na massa com a Aldeia Criativa

Os dias de capacitação da equipe de monitores do Ativamente seguem a todo vapor! Na última semana, eles realizaram a atividade Aldeia Criativa, uma oficina de introdução à Aprendizagem Criativa onde os participantes colocam a mão na massa para construir uma comunidade.


A oficina foi direcionada e supervisionada pela pedagoga Roberta Taffarello, integrante da equipe pedagógica do Ativamente e especialista em Educação Especial e em Tecnologia Educacional. Roberta também é professora no ensino fundamental 1, professora formadora em Vinhedo (SP), Google Trainer e faz parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa de Vinhedo.


Durante a abordagem da Aldeia Criativa, monitores criaram suas comunidades.


De acordo com a pedagoga, a experiência com a Aldeia Criativa traz várias reflexões sobre a abordagem, os materiais utilizados, o espaço, a mediação e as pontes com o currículo. Através dela, os educadores podem ampliar e desenvolver suas competências individuais e, dessa forma, contribuem para um trabalho coletivo. “Com essa proposta, eles precisam resolver um problema, pensar numa criação e refletir sobre o que foi construído. Aí entram vários comportamentos importantes, como: autonomia, tomada de decisão, respeito, empatia, entre outros”, explicou.


Durante a atividade proposta, os monitores foram divididos em grupos para que cada equipe criasse a sua comunidade de acordo com suas paixões. Utilizando materiais recicláveis, várias sociedades foram imaginadas, algumas no estilo mais sustentável, outras mais lúdicas, mas sempre utilizando os pilares da Aprendizagem Criativa, que são: trabalhar em pares/ projetar/ paixão/ aprender brincando. Usando a imaginação, os grupos construíram, refletiram, elaboraram e se divertiram enquanto criavam as ‘sociedades’. “É assim que nós trabalhamos com as crianças, então, vivenciar essa aldeia criativa traz justamente aquilo que buscamos trabalhar com os alunos, eles projetando através da brincadeira, da paixão e do trabalho em grupo”, comentou Laureane Kamile Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.


Roberta destacou ainda que vivenciar uma experiência mão na massa baseada em Aprendizagem Criativa evidencia justamente o propósito da filosofia do Ativamente. Ela também apontou que é importante que os monitores saibam qual o referencial teórico que embasa as propostas do Ativamente.


Atividade estimula diversas habilidades.


“A Aprendizagem Criativa é uma abordagem que traz um novo olhar para a educação tradicional, tem conceitos fundamentais que podem ser utilizados em sala de aula alinhados ao currículo, porém, o aluno deve estar no centro desse processo, protagonizando a sua experiência de aprendizagem. Aprender é um processo com erros e acertos, é preciso se conectar para aprender, ter um projeto, paixão, é explorar o que está a sua volta, ela estimula o pensamento criativo e imaginativo, trazendo reflexão e compartilhamento com os colegas e professores sobre a sua experiência”, disse.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



コメント


bottom of page