top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Mergulhando nas atividades para potencializar a criatividade

As propostas que exploram diferentes possibilidades de animação, utilizando recursos digitais em projetos interdisciplinares com Ciências Artes e Língua Portuguesa, já têm dado bons frutos nas turmas de 4º ano, nesta terceira etapa do Ativamente.


Alunos trabalham a criatividade durante a criação dos projetos.


Durante esta etapa, as atividades buscam potencializar diversas habilidades e colocar em prática algumas das competências gerais da educação básica, como: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas e também Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


Dentro desse contexto, as propostas visam desenvolver projetos que utilizam recursos da linguagem digital, trabalhando animação, criando um Stop Motion e utilizando o Scratch. O tema central dos projetos é Poluição Marinha e com ele os alunos podem se aprofundar no assunto e utilizar diferentes ferramentas para desenvolver os trabalhos, reconhecendo diferentes formas de animação, explorando elementos da linguagem visual, além de compreender os impactos causados pela poluição marinha, desenvolver uma pesquisa e trabalhar em equipe.




Projetos utilizam recursos digitais e exploram diversas formas de animação.


O 4º ano A, da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira já tem desenvolvido seus projetos mergulhando no assunto e dando os primeiros passos na animação. A professora Flávia acompanha e auxilia a turma durante as aulas do Ativamente e contou como tem sido a experiência.

“Essa atividade para eles foi fundamental, eles adoraram fazer porque eles puderam usar a criatividade, eles criaram cenários e usaram palitinhos pra formar a imagem do desenho que eles fizeram, usaram o cenário e fizeram uma apresentação muito bacana”, disse.

Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Commentaires


bottom of page