top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Monitores do Ativamente têm dias de capacitação

Os alunos ainda estão em férias escolares, mas a equipe Ativamente não para! Durante o mês de janeiro, os monitores do projeto estão passando por uma capacitação com muita troca, dinâmicas, estudos e cursos. A programação segue até fevereiro.


Equipe tem se reunido diariamente para capacitação.


Através da capacitação, os monitores podem aperfeiçoar e lapidar o que já conhecem e praticam dentro da aprendizagem criativa. Para os novatos, os encontros possibilitam uma maior compreensão sobre o projeto e sobre a experiência dentro da sala de aula. Além disso, a capacitação conta com muita reflexão, leitura e atividades práticas, o que também permite uma análise sobre o que é preciso mudar e o que é possível melhorar dentro do Ativamente neste ano de 2023.


De acordo com a coordenadora de experiência educacional do Ativamente, Laureane Kamile Rossi, os encontros de capacitação contam com a mentoria da pedagoga Roberta Taffarello, que faz parte da equipe pedagógica do Ativamente. Laureane contou que os monitores têm feito cursos gratuitos da Fundação Bradesco sobre o universo da aprendizagem criativa e durante os encontros virtuais com a Roberta, o grupo tem abordado e ainda abordará diversos temas, como desenvolvimento infantil, pensamento computacional, scratch, elétrica básica, programação, ilha criativa e letramento digital. Com dinâmicas e exemplos práticos, os monitores têm adquirido cada vez mais conhecimento.


“A Roberta é nossa mentora, ela está trazendo a vivência dela dentro da sala de aula para os nossos encontros.Temos discutido sobre desenvolvimento infantil, scratch, pensamento computacional e outros temas e tudo é de acordo com as vivências dela, conforme a experiência que ela tem dentro da sala de aula. Ela criou um site de curadoria para nos ajudar, ela faz as dinâmicas, dá diversas dicas, então essa capacitação fará com que todos realmente compreendam o funcionamento do Ativamente, das plataformas e das apostilas, tudo para que a equipe chegue à sala de aula com ainda mais conhecimento sobre esse universo. Além disso, são realizados diversos estudos focados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) leituras e momentos de reflexão, onde cada um traz sua experiência, o que ajuda muito, especialmente os novatos.”


Encontros com a pedagoga Roberta Taffarello são virtuais.


Laureane explicou que esses dias de capacitação também têm servido para alinhar novas ideias e sugestões para o projeto, além de, com a experiência da pedagoga Roberta, possibilitarem um melhor entendimento sobre as particularidades e especificações de cada escola e turma onde o Ativamente está presente. “As práticas que a Roberta nos traz são muito importantes, como por exemplo a questão da programação, estamos vendo esse tema, mas não só no sentido de nós programarmos, mas no sentido de atuar didaticamente na programação com os alunos, qual linguagem utilizar, o que muda do 3º ao 5º para o 6º ao 9º ano, como ajustar a prática. Estamos tentando abordar diversos pontos, como a diferença de realidades de uma escola para outra, as diferenças de comportamento, tudo isso a gente tem buscado abordar também durante a capacitação, para que todos cheguem bem preparados à sala de aula”.


Laureane ainda acrescentou. “Também estamos trabalhando pontos de melhoria durante esse período de capacitação, são pontos que, no decorrer do ano passado, vimos que precisavam de ajustes. Então, a capacitação tem ajudado até nisso, e esses são os únicos períodos que a gente está com a equipe inteira reunida e esses momentos de troca e união são muito importantes".



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comentarios


bottom of page