top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Monitores do Ativamente têm dias de capacitação e troca de experiências

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro aconteceu mais um treinamento da equipe de monitores do Ativamente. Desta vez, os encontros contaram com a participação de novos membros, que chegam para somar esforços na jornada de transformação social e digital proposta pelo Projeto ‘Poços Educação para o Futuro.’



Equipe de monitores do Ativamente se reuniu para troca de experiências e aprendizado.


O primeiro dia de capacitação foi para a integração da equipe, composta agora por 14 pessoas, e troca de experiências entre os membros. Teve dinâmicas, bate-papo e momentos para esclarecer as dúvidas. Além disso, Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do Ativamente, destacou o propósito do projeto nas escolas, a importância e o papel de cada um na formação das crianças e também falou brevemente sobre o processo de expansão do Ativamente para alunos do 6º ao 9º ano.


Já os dias 29 e 30 foram dedicados à parte técnica, quando os novatos puderam aprofundar conhecimentos sobre aprendizagem criativa, pensamento computacional e, com a mão na massa, trabalharam na ferramenta Scratch, conhecendo as atividades, os comandos, os efeitos e também os códigos. Os monitores veteranos também aproveitaram para compartilhar um pouco sobre como é o dia a dia nas escolas, orientando os novatos sobre a rotina com os alunos e também com os equipamentos.


A novata Ana Júlia de Souza Costa falou da importância desses momentos e como se sente agora fazendo parte da equipe do Ativamente. “Eu achei bem interessante, as dinâmicas do primeiro dia foram bem legais, ouvir os relatos e as experiências dos que já estão aqui, saber o que eles esperam do projeto, foi bem motivador. Nos dois outros dias que tivemos a capacitação técnica eu aprendi muito também. Minhas expectativas com relação ao Ativamente são as melhores possíveis, acredito que vou aprender ainda mais na prática, minhas expectativas são muito boas,” contou.



Monitores participaram de dinâmicas, bate-papo e tiveram momentos para esclarecer dúvidas.


A monitora Isabela Domingues Silva também compartilhou suas impressões sobre o treinamento, sobre a chegada de novos membros à equipe e o que vem pela frente. “Foram dias muito bons, agora temos mais pessoas e pessoas diversas. Foram momentos de distração, a gente também conheceu nossa equipe e a capacitação é importante para darmos a eles o suporte necessário; o que precisarem estaremos ali como base para eles. Acredito que a próxima etapa será ainda melhor, porque vamos seguir uma linha gradual e isso ajuda no desenvolvimento dos alunos. Com a chegada das turmas de 6º ao 9º ano o desafio será maior, mas estamos preparados para isso também,” disse.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comments


bottom of page